Parauapebas: Prova para Conselho Tutelar I é aplicada nesta segunda-feira, 10

Continua depois da publicidade

Nesta segunda-feira (3) ocorre a prova para os 107 candidatos a 10 vagas do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (COMDCAP). Serão cinco titulares e cinco suplentes no Conselho Tutelar I, que compreende 39 bairros do município. Pela primeira vez, as provas da maioria dos conselhos do país serão realizadas ao mesmo tempo em todo o território nacional.

Conselho Tutelar (1)

A prova faz parte da primeira fase e ocorre após o cumprimento dos requisitos documentais descritos no edital, publicado em abril deste ano. As inscrições foram abertas de 27 de abril e encerradas em 29 de maio de 2015. A prova é composta por 40 questões de múltipla escolha com cinco alternativas e apenas uma correta em cada. Serão 25 questões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, 10 de língua portuguesa e cinco de noções de informática, além de duas questões subjetivas sobre o ECA. As provas serão aplicadas das 13h às 18h, no prédio do Aprov, localizado a Rua E, Nº 523, 1º andar.

Segundo a conselheira Gardênia Martins, eleita ano passado para o Conselho Tutelar II, “os novos candidatos devem vir preparados para a luta”. Segundo ela, mesmo com esforço, existem momentos em que o conselheiro não consegue a solução ideal para determinadas situações por extrapolarem os limites da função.

A relação final dos aprovados desta fase será divulgada no dia 19 deste mês, no site do COMDCAP. A campanha eleitoral vai de 31 de agosto a 2 de outubro. A votação ocorre no dia 4 de outubro. A apuração deve ser rápida, pois serão utilizadas urnas eletrônicas. Após julgados os possíveis recursos, os novos conselheiros terão seus nomes divulgados até o dia 9 do mesmo mês. A remuneração para cada conselheiro eleito é de R$ 4.077,67.