Afinal de contas, o que é uma subestação de energia e para que serve?

Continua depois da publicidade

As subestações são responsáveis pela distribuição da energia. Funcionam como pontos de entrega de energia para os consumidores, pois antes de chegar às residências, a eletricidade percorre um sistema de transmissão que começa nas usinas e passa por estas subestações. Daí os transformadores farão o aumento ou diminuição de tensão para que a energia se adeque ao consumo dos clientes.

arte-subestação

No caso das subestações móveis, o equipamento é utilizado para soluções temporárias e emergenciais, como por exemplo manutenções programadas ou energização de obras prioritárias, quando as subestações convencionais precisam de apoio. Quando for necessário fazer manutenção, a subestação móvel será utilizada para que os clientes não tenham interrupção de energia prolongada ou até mesmo que as manutenções nem precisem de interrupções. A capacidade de mobilidade e flexibilidade ajuda muito nesse processo.

A subestação móvel da Celpa está em operação desde janeiro deste ano e já passou por municípios como Santa Maria do Pará, Capanema e Tailândia já receberam o equipamento, que atualmente está localizado no município de Marabá, na mesorregião sudeste do estado. O equipamento pesa em torno de 78 toneladas e é seguramente transportado em um caminhão de 23 metros de comprimento.

DSC05190-e1438267986136

De acordo com o gerente de Manutenção da Celpa, Kleber Barros, a subestação móvel tem capacidade de suprir um município de médio porte. “A subestação está capacitada para atender uma carga de até 30 MVA (unidade de medida de potência aparente, megavolt-ampere), o que corresponde ao atendimento de uma faixa de trinta mil residências ou cerca de 120 mil habitantes”, diz o gerente.

O investimento da Celpa na tecnologia ficou em torno de R$ 7 milhões e reforça o compromisso da empresa em buscar ações de melhoria para o sistema elétrico paraense e garantir um serviço final de qualidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa CELPA

Deixe seu comentário

Posts relacionados