Pessoas aproveitam a tranquilidade das férias para manter a forma nas academias

Continua depois da publicidade

Por Fábio Relvas – Da Redação

“Cuidar da saúde é fundamental para superar os desafios da vida”. É este lema que uma academia de ginástica em Parauapebas passa para os seus alunos e frequentadores. A galera que gosta de manter o corpo em forma aproveita para malhar firme e suar as camisas. “O nosso objetivo é fazer com que o aluno que ingressa na academia tenha a consciência da importância na mudança do seu comportamento, ou seja, ele vai entrar na academia entendendo que vai ingressar em um novo estilo de vida”, afirma um professor da academia.

20150724_121338Descuidar da alimentação e não ter acompanhamento profissional são fatores prejudiciais à saúde e ao rendimento nos treinos. Todas as pessoas que entram para os exercícios físicos nas academias devem ser acompanhadas de perto por profissionais. Esse estilo de vida tem que corresponder a mudança na dieta, a mudança na alimentação e incrementar no seu dia a dia a atividade física. “A gente prescreve os exercícios para o aluno, faz a avaliação quando inicia na academia. Nessa avaliação nós temos um diagnóstico da composição corporal e outro diagnóstico para saber se ele têm alguma patologia, algum problema articular. Detectada alguma coisa desse tipo a gente começa o trabalho, prescreve o exercício. Nosso papel é acompanhar o caminho que ele vai seguir até a conquista do objetivo”, declarou o professor.

Existe o professor e o personal trainer que são os avaliadores do condicionamento físico. O professor é aquele que orienta todos os alunos da academia, já o personal trainer, que tem a tradução do inglês para o português de treinador pessoal, é aquele que orienta os alunos de maneira particular, exclusiva, por um determinado tempo ou período. “Eu já faço atividade física desde que eu me conheço, 17 e 18 anos, desde a época do quartel e para mim graças a Deus tem sido um estilo de vida e uma terapia também, porque malhação não é você ter somente um corpo perfeito, é você ter uma saúde boa também e a atividade física regular ela é muito importante nessa manutenção da saúde”, disse Fábio José, que é dono de uma academia.

20150724_114233E quem ficou na cidade no período de férias de julho aproveita o momento de tranquilidade para se manter em forma nas academias e praticar vários exercícios físicos. “Para manter a minha forma eu venho todas as manhãs, a partir das 10h, aqui para a academia. Porque a academia é o melhor lugar do mundo para a sua saúde. Além disso, combate o colesterol, problemas cardíacos e estresse”, avaliou Simone Silva, gerente administrativa de uma academia.

Segundo os entendedores do assunto, emagrecer rápido é a combinação dos exercícios aeróbicos com os exercícios de musculação, que devem ser realizados na academia com a supervisão de um profissional. Jairzinho Viana malha três dias na semana e diz que nos dois anos praticando os exercícios já conseguiu obter grandes resultados. “Quando eu vim pra cá eu estava com 68 kg e vestia número 44. Com seis meses passei a usar número 38, meu percentual de gordura caiu para 15%, o meu normal é 18 devido a idade, tenho 43 anos e foi uma das melhores coisas que eu fiz na vida. Levantar peso é ótimo, porque tonifica o músculo, ganha mais disposição, tem mais energia nas tarefas do dia a dia, o estresse acaba e  a gordura desaparece”, finalizou Jairzinho, prestador de serviços.

Segundo dados da Associação Brasileira das Academias de Ginástica, O Brasil é o segundo país com maior número de academias do mundo. Em Parauapebas ó número de academias vem aumentando dia após dias, o que sugere uma melhora no condicionamento físico da população.