Flores de ipês encantam moradores, turistas e visitantes da cidade de Parauapebas

Continua depois da publicidade

Por Fábio Relvas – Da Redação

Flores de Ipê 5

Nesta época do ano, entre os meses de julho, agosto e até a primeira quinzena de setembro, a cidade de Parauapebas recebe o colorido das flores de ipês. As árvores estão espalhadas por todo o país e aqui na cidade se estendem ao longo do trecho da PA-275 passando pelas principais ruas do município.

Flores de Ipê 2Os ipês possuem várias espécies de flores com diversificação em suas cores: amarelo, branco, roxo e rosa. As pessoas que passam pelo local ficam encantadas com a paisagem que chama a atenção mesmo à distância. “Muito lindo. É maravilhoso. Essas flores, essas sombras, muito bom. Se fosse o ano todinho era melhor ainda, poder andar debaixo dessas árvores, dessas flores que são muito lindas”, afirmou Gildenia de Oliveira, dona de casa.

Aproximadamente 300 árvores de ipês, que nesta época do ano desabrocham melhorando a arborização urbana da cidade e deixando muito mais bonita e encantadora são vistas em Parauapebas. Mas a beleza dura pouco, já que mais ou menos em uma semana, as flores caem e enfeitam o chão da cidade. “Eu não moro aqui dentro da cidade, mas acho bonito esse tipo de coisa. Moro numa vila distante daqui 70 km, mas acho lindo a cor que a cidade recebe nessa época do ano”, declarou Manoel Pinto, auxiliar de serviços gerais.

Quem passa pelo local não perde a oportunidade de registrar o momento, as fotos e as filmagens são inevitáveis. Moradores, visitantes, turistas, enfim, o colorido das flores de ipê, encanta a todos. A beleza natural só pode ser vista uma vez por ano e a maior concentração é no centro da cidade na PA-275, por onde passam muitos pedestres, ciclistas e motoristas. “Eu acho é bonito essas flores quando estão tudo floradinhas. Bonito demais, é sombra e é bom pra gente mesmo. Dá um ar do tempo”, falou Deudete Alves, armador.

Flores de Ipê 4Além das belezas das cores, as árvores de ipês servem de sombra para as pessoas e pássaros que se aproximam das flores. A floração dos ipês se tornou uma tradição anual na cidade. “Eu acho uma belezura (risos). Bom demais. De manhã cedinho eu faço caminhada, ai quando eu venho tá lindo. Apesar do clima que a gente vive hoje até que dá uma pazinha, uma sensação melhor”, disse Sandra Sousa, dona de casa.

As árvores de ipê foram plantadas há mais de duas décadas, ainda na gestão do ex-prefeito Faisal Salmen. Algumas dessas árvores já estão por merecer uma atenção especial das secretarias de urbanismo, meio ambiente e administração, pois algumas delas já estão doentes, apresentando fungos e apodrecimento. A que se sabe, jamais receberam qualquer tipo de tratamento.

Deixe seu comentário

Posts relacionados