Com presenças ilustres, Escola Municipal Carmelo Mendes é inaugurada em Canaã dos Carajás

Continua depois da publicidade

O produtor rural Raimundo Reis Mendes, conhecido como “Piranha”, tem na memória o cenário de quando chegou a Canaã dos Carajás, então Vila Cedere 2, no ano de 1983, com o sonho de uma vida melhor. “Não tinha nem casas onde hoje é o centro da cidade”, diz. “Agora tem tudo”, completa com um sorriso no rosto. Morador de uma propriedade rural próximo à Vila Planalto, ele faz questão de comparecer a todas as inaugurações da prefeitura e se diz cada vez mais impressionado com a qualidade das obras. “Quando o prefeito quer fazer, faz. O Jeová [Andrade] tem trabalhado muito”, elogia.

INAUGURAÇÃO-ESCOLA

Assim como ele, centenas de canaenses deixaram suas casas neste sábado (18) para acompanhar a inauguração da Escola Municipal Carmelo Mendes, no Bairro Ouro Preto, construída em parceria com a mineradora Vale. A imponência da obra chamou a atenção de todos. Muita gente até disse que a nova escola “parece uma universidade”. E não é para menos. São 14 salas de aula em dois andares, refeitório, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, quadra de areia. Tem até parquinho, que já começou a ser usado pelas crianças que compareceram no evento.

A entrega da obra com participação maciça também mostrou que a administração de Canaã dos Carajás está prestigiada não só pela população, mas pelas lideranças políticas locais. Além de todos os secretários municipais, prestigiaram a solenidade o presidente da Câmara de Vereadores, Jean Carlos, vereadores Aílson Alves, João do Caminhão e Hélio Ferreira, o líder sênior de Meio Ambiente e Socioeconomia da Vale, Leonardo Neves, deputado estadual João Chamon, deputado federal José Priante, e o ministro da Pesca e Aquicultura, Hélder Barbalho. Também marcaram presença os prefeitos de Piçarra, Wagne Machado, de Brejo Grande do Araguaia, “Baixinho”, de Tucumã, Adelar Pelegrini, e vereadores de vários municípios do sul e sudeste paraense.

Obra que chama atenção

Nas falas das autoridades presentes foi possível notar que a nova escola está, de fato, entre as mais bonitas e modernas do Pará. E a opinião também foi manifestada por quem tem autoridade no assunto. O diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Pará (UFPA), Luiz Augusto Veloso, atestou: “As instalações são boas, o prédio é arejado, tem acessibilidade, foi muito bem planejado”.

O presidente da Câmara, Jean Carlos, se disse honrado em apoiar uma administração que tem trabalhado firme em prol do cidadão canaense. “Amamos essa cidade. Os políticos são passageiros e é fundamental ter consciência de que é preciso deixar uma marca”.

INAUGURAÇÃO-ESCOLA-36

O deputado estadual João Chamon, que já foi prefeito do município de Curionópolis, ao discursar, disse que “nada dá mais prazer a um prefeito do que inaugurar uma escola”.

Já o vice-prefeito Alexandre Pereira creditou o sucesso da administração à sintonia entre todos os aliados. “A união dessa gestão tem se renovado a cada dia, como em um casamento”, comparou.

O deputado federal Priante lembrou que a crise tem sido uma preocupação em todos os cantos do país. Para ele, a entrega de uma escola tão moderna mostra que “mesmo em meio a dificuldades é possível construir caminhos”.

Confiança

Representado a mineradora Vale, o líder sênior de Socioeconomia e Meio Ambiente, Leonardo Neves, fez questão de valorizar o trabalho da gestão municipal que, para ele, dá confiança para que essa parceria se fortaleça. “Firmamos esse convênio há um ano e hoje a escola está pronta. Isso mostra responsabilidade e governança. A gente confia e isso é fundamental para seguir com as parcerias”.

O ministro da Pesca e Aquicultura do governo federal, Hélder Barbalho, parabenizou essa parceria e lembrou que, em geral, o Brasil e o mundo não souberam lidar com as oportunidades de suas riquezas minerais, que são finitas. Para ele, “Canaã tem seguido no rumo certo”. “A riqueza mineral deve ser um meio para criar outras oportunidades”, disse.

INAUGURAÇÃO-ESCOLA-17

Já o prefeito Jeová Andrade agradeceu o apoio da Vale, que, segundo ele, tem sido parceira desde que chegou ao município, há 14 anos, para o projeto Sossego. O prefeito destacou que desde que assumiu a administração todas as escolas foram reformadas, climatizadas e mobiliadas. “Para nós, essa escola representa que o filho do pobre tem o direito de estudar em uma escola de qualidade, assim como o filho do rico”, concluiu, e foi fortemente aplaudido.

Homenagem

A nova escola recebe o nome em homenagem ao produtor rural e pioneiro de Canaã dos Carajás Carmelo Mendes da Silva. Um de seus dez filhos, o pastor Paulino Mendes, falou em nome da família.

Ele agradeceu a homenagem, proposta pelo vereador Wilson, e lembrou que, em dez anos na região, o pai construiu muitas amizades.