Avanços e atividades da Secretaria de Assistência Social de Parauapebas

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Assistência Social de Parauapebas (Semas) desenvolve um importante trabalho em prol da população e poucas vezes tem o reconhecimento devido. Devido a isso, o Correio do Pará fez uma pesquisa sobre os avanços e as atividades dessa pasta que é vital para grande parte dos munícipes, capitaneada por Judson Gomes.

Há poucos dias uma equipe da secretaria, sob o comando de Rosânia Correia da Silva Lima, coordenadora de Cidadania e Transferência de Renda  realizou o cadastro em várias aldeias. Consta no CadÚnico – Cadastro Único Para Programas Sociais –  198 famílias indígenas, das quais 146 são beneficiárias do Programa Bolsa Família. Os povos indígenas, devido suas especificidades, têm seus direitos garantidos por meio de políticas de proteção.

Visita às instalações do CRAS dos Minérios

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que já totalizam quatro fixos e duas equipes volantes, desempenham um trabalho formidável, pois possibilitam programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica para as famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social; articulam e fortalecem a rede de Proteção Social Básica local, além de prevenir as situações de risco em seu território de abrangência fortalecendo vínculos familiares e comunitários e garantindo direitos.

O mais recente é o CRAS do Bairro dos Minério, que está pronto para ser inaugurado. A administração da Semas aguarda somente a liberação do prédio pela Secretaria Municipal de Obras (Semob). O Secretário Judson Gomes acompanhado de sua equipe esteve há pouco tempo vistoriando onde a população será recebida e aprovou as instalações.

Exames fizeram parte da atividade no Centro Pop

Outro trabalho desenvolvido, que é motivo de aplausos é o Centro Pop, que retirou os moradores de ruas e além de dar-lhes um lar, a Secretaria Municipal de Assistência Social garante acompanhamento médico e psicológico, além de atividades que geram aprendizado e despertam os usuários para se livrarem do vício, pois todos são dependentes químicos, drogadicto e/ou alcoólatra.

Durante o primeiro semestre deste ano a Secretaria de Assistência Social realizou quatro conferências distintas com o intuito de elaborar novas políticas públicas para cada segmento. Foram elas: Conferência Municipal de Assistência Social; Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; e Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O secretário Judson Gomes comentou da importância da Semas e dos avanços alcançados desde a última conferência realizada em 2013. “A Secretaria tem o objetivo de promover e desenvolver a cidadania e a dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade social, estabelecendo parcerias com os governos municipal, estadual e federal”, disse.

Um público seleto na Conferência dos direitos da criança e do adolescente

Já na Conferência Municipal de Assistência Social o Secretário ressaltou que a secretaria tem que continuar lutando para que nenhuma dificuldade impeça o crescimento das politicas sociais. A Conferência foi uma realização da Secretaria Municipal de Assistencial Social, através do Conselho Municipal de Assistência Social (Comasp).

Para o secretário Judson Gomes a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi a oportunidade para progredir no acesso aos direitos da pessoa com deficiência física. “Devemos lutar para garantirmos os direitos das pessoas com deficiência física. Ainda temos muito que avançar nessas questões”, disse o secretário.

A Conferência Municipal dos Direitos da Criança e de Adolescente deste ano teve o objetivo de proporcionar aos vários segmentos da sociedade que defendem os direitos de crianças e adolescentes os objetivos alcançados e apresentar novas propostas. Sendo aquela a oportunidade busca de maneiras para impedir que crianças e adolescentes que estão tendo seus direitos violados sejam amparados pela política social. (Texto: Luís Bezerra)

1 comentário em “Avanços e atividades da Secretaria de Assistência Social de Parauapebas

  1. De olhos bem atentos Responder

    Mais uma verbinha para promover o Judson e suas trapalhadas né Zé. Não tem jeito vou montar um blog tbm e viver das desgraças e falsidades alheias…

Deixe seu comentário

Posts relacionados