Marabá: prefeitura dá o primeiro passo para implantação do Prontuário Eletrônico

Continua depois da publicidade

1 (7)A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu o primeiro passo para a implantação do Prontuário Clínico Eletrônico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Com a implantação desse sistema, há um melhor controle das informações sobre os serviços, os usuários, e o Sistema Único de Saúde (SUS) em geral.

Todo o acompanhamento do usuário é registrado e atualizado no sistema, desde a porta de entrada do SUS pela atenção básica, seja pela Estratégia de Saúde da Família ou na Unidade Básica de Saúde.

A enfermeira Valdirene Duarte, diretora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, informou que o município recebeu recentemente 85 computadores do Ministério da Saúde, entre esses 30 do Programa de Assistência Farmacêutica Hórus e nove do e-SUS da Atenção Básica do Ministério da Saúde.

As unidades de saúde que irão receber os computadores serão: João Batista Bezerra, no Bairro Santa Rosa; Demosthenes Azevedo, no Bairro Francisco Coelho; Maria Bico Doce, no Bairro São Félix I; a Unidade Saúde da Família “Carlos Barreto”, em Morada Nova, que deve receber cinco computadores.

“Isso é um avanço grande. Mais condição de trabalho economia de papel, o prontuário físico deixa de existir”, ressaltou a diretora da Atenção Básica.

Ela informou ainda que já estão empenhados mais 23 computadores para a área de Saúde da Mulher. “Esses já estão empenhados, falta apenas a empresa entregar para também estarem informatizando as unidades de saúde”, enfatizou.

Também já foram cadastrados pelo Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, mais 46 computadores para as unidades do Liberdade; Laranjeiras; Mariana Moraes, no Bairro Quilômetro 7, na Nova Marabá; Jaime Pinto, no Bairro Belo Horizonte; Amadeu Vivacqua, no Bairro São Félix II; Enfermeira Zezinha, na Folha 23, na Nova Marabá; Pedro Cavalcante, no Bairro Amapá e Hiroshi Matsuda, na Folha 12, na Nova Marabá.

Prontuário

O prontuário eletrônico permite a substituição dos receituários e encaminhamentos por papel, já que tudo fica registrado de forma on-line, o que possibilita que a informação seja acessada de qualquer lugar. No atendimento primário no posto de saúde, é possível que o médico acesse todo o histórico do paciente. Caso seja necessária a prescrição de um medicamento, o próprio sistema registra a solicitação. Assim como os exames por imagem, como radiografias, que podem ficar ali armazenadas, dispensando a impressão destas.

Fonte: ASCOM PMM