Secretário de Produção Rural visita Zona Rural do município de Parauapebas

Continua depois da publicidade

Por Carlos Refribom

A Prefeitura Municipal de Parauapebas através da Secretaria Municipal de Produção Rural está fazendo um trabalho de visita em todas as regiões que foram implementadas o processo de produção do pequeno agricultor. Desde o senso em 2013, o Município foi dividido em seis regiões. Recentemente o Secretário Municipal de Produção Rural, Horácio Martins visitou a Palmares II, onde está localizada a equipe 3, coordenada pelo Médico Veterinário Nazareno Fontana, que trabalha há um ano e dois meses nessa região.

Um grande almoço foi servido a todos e uma festa comemorando a produção (1)

De acordo com o coordenador da 3ª região, as equipes têm à disposição tratores de esteira e de pneus para implementar uma logística e escala de produção. Outro trabalho importante, que foi realizado ano passado foi a construção de vários tanques de piscicultura nos lotes dos pequeno e médios agricultores.

Baé disse estar satisfeito com o apoio recebido da secretaria (3)Nas visitas o secretário estava acompanhado das seis equipes da secretaria de produção rural, pois segundo o secretário Horácio Martins esse trabalho é para que outros coordenadores possam perceber como a outra equipe vem trabalhando, assim todos aprendem uns com os outros. Uma das visitas foi no sítio de Antônio Wilson, conhecido por Baé, onde toda equipe pôde acompanhar o trabalho desenvolvido pelo agricultor e sua produção familiar, que já conta com aproximadamente R$ 500 por semana apenas de horta, além de um tanque de peixes que já foi instalado na sua propriedade. “Estou muito feliz com esse apoio do prefeito Valmir Mariano, através do secretário Horácio, antes eu apenas plantava mandioca, era quase um ano para fazer a colheita, tinha que fazer diárias por perto para me manter, hoje estou o tempo todo com minha família e produzindo muito, graças a Deus”, comemora Baé.

Outra visita foi no sitio do agregado João Batista Cabral, na Palmares II. Ele disse à equipe de reportagem que chegou na região em outubro de 2013 e era muito difícil de trabalhar, até o sistema de arar a terra foi feito por ele mesmo e puxava com seu carro velho que tinha, mas depois que se inscreveu na secretaria houve um grande avanço e tratores chegaram pra ajudar. Esse ano o resultado já apareceu, afirmou Cabral.

Segundo Nazareno, seu João colherá aproximadamente 250 sacas de milho. “Quero agradecer ao prefeito Valmir e a Horácio Martins. Eu já tinha visto ele várias vezes na secretaria, mas agora estou conhecendo aqui no sitio, uma boa pessoa, um bom homem”, disse João.

Equipe da Sempror visitando a horta de Baé, morador beneficiado pelo projeto (2)

Mais uma das visitas feitas por Horácio Martins e equipe foi no sitio do Ailton Jesus da Costa, também na Palmares II, próximo a ponte do Limão. De acordo com Ailton, sua terra hoje é totalmente produtiva e com ajuda da secretaria ele planta de tudo: milho, quiabo, macaxeira entre outros; além disso, Ailton foi contemplado com um tanque de piscicultura e já está produzindo peixes. Ele ainda disse que nunca recebeu um apoio tão grande na zona rural como esse momento da nossa agricultura. “Só não produz quem não quiser plantar, porque apoio temos. Minha vida hoje tomou outro rumo, agradeço ao prefeito Valmir Mariano e ao secretário Horácio e sua equipe por todo esse trabalho com os agricultores”, comemorou.

Já o secretário de produção Horácio Martins disse aos presentes que estava muito feliz com esse momento que vive na secretaria de produção rural. Segundo ele, os coordenadores, assim como os servidores da PMP, estavam de parabéns porque desde o senso de 2013 começaram a colher um pouco dos frutos que foram plantados. Mas não para por ai: “nosso trabalho apenas começou, mas já podemos ver algum resultado. Esse ano vamos passar novamente em cada colono e ver o que precisa pra produzir. Nosso objetivo, e o pedido do nosso prefeito Valmir Mariano, é para os colonos produzirem. Para isso devemos estar do lado deles. Agradeço a todos os nossos servidores que colocaram o coração dentro desse projeto. Hoje já avançamos bastante em nossa produção, mas queremos mais e mais, precisamos também voltar em cada tanque de piscicultura para fazer as devidas reformas depois do primeiro inverno. Não vamos abandonar a causa, nosso objetivo é valorizar o homem do campo. Foi para isso que o prefeito confiou em nossa equipe”, assegurou Horácio.

2 comentários em “Secretário de Produção Rural visita Zona Rural do município de Parauapebas

  1. Rafael Ribeiro Responder

    Parabéns pelo trabalho amigo Horacio. Sem dúvidas o melhor secretário da gestão Valmir Mariano…

Deixe seu comentário

Posts relacionados