Dia Mundial da Energia estimula o uso racional do recurso para preservar o meio ambiente

Continua depois da publicidade

Nesta sexta-feira, dia 29, é comemorado o Dia Mundial da Energia. A data foi criada em 1981, em uma iniciativa da Direção Geral de Energia, localizada em Portugal. O objetivo da comemoração é sensibilizar a população para fazer o uso consciente e racional do recurso e, assim, garantir benefícios para o meio ambiente e economia no orçamento doméstico.

A Celpa celebra o dia alertando a população para a necessidade de desenvolver estratégias de eficiência energética. A empresa vem promovendo diversas ações com o viés de combate ao desperdício, bem como a coleta seletiva de resíduos recicláveis.

Já foram investidos mais de R$ 20 milhões em ações de Eficiência Energética com destaque para o Ecocelpa, que faz a troca de resíduos recicláveis por descontos na conta de energia, e o Mutirão da Economia, que substitui lâmpadas e as geladeiras ineficientes da população de baixa renda por modelos de refrigeradores novos e mais econômicos.

O Mutirão já beneficiou 36 mil famílias em todo o Pará somente neste segundo ciclo do projeto com a substituição de 7.200 geladeiras ineficientes por novas. Foram trocadas cerca de 30 mil lâmpadas econômicas e eficientes. O Ecocelpa já coletou aproximadamente 10 toneladas de resíduos que resultaram em uma economia de mais de 51 mil KW/h.

Para contribuir e motivar o uso racional, a Celpa dá uma série de dicas fáceis de executar e que possibilitarão uma economia na conta de energia e a preservação do meio ambiente. Confira:

  • GELADEIRA – É cerca de 30% do valor da conta de luz. Evitar abri-la e fechá-la a todo instante; não guarde alimentos quentes; não coloque roupas pra secar atrás da geladeira; não a encoste em paredes; não coloque a geladeira próxima ao fogão; instale em local ventilado e protegido do sol. A borracha da porta deve estar sempre em boas condições de uso, garantindo boa vedação.
  • ILUMINAÇÃO DA CASA – Representa cerca de 25% do custo mensal. Evite acender lâmpadas durante o dia. Prefira as fluorescentes, pois são mais econômicas e duram cerca de dez vezes mais que as incandescentes. Ao sair de um espaço apague as lâmpadas e ao dormir também deixe as luzes apagadas.
  • AR-REFRIGERADO – Pode representar até 40% do valor da conta de energia. Não o deixe ligado em ambientes vazios; mantenha janelas e portas fechadas quando estiver funcionando; ajuste a temperatura quando estiver muito resfriado e instale em locais protegidos do sol e com boa circulação.
  • TELEVISÃO – Em média, representa 15% da conta. Desligue quando ninguém estiver assistindo; evite dormir com a TV ligada, programando desligar automaticamente.
  • FERRO ELÉTRICO – O ideal é acumular uma grande quantidade de roupa para passar de uma vez só. Utilize o equipamento com a temperatura indicada para cada tipo de tecido. É muito importante guardar as roupas lavadas esticadas, uma em cima da outra, para que fiquem menos amassadas. Desta forma gasta-se menos tempo com o ferro ligado.
  • LAVADORA DE ROUPA – Também não deve ser usada diariamente. Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar de uma vez só é o ideal. Também é importante limpar periodicamente o filtro da máquina e usar a quantidade correta de sabão e água indicados para evitar a necessidade de repetir o enxágue.
  • COMPUTADOR – Utilize o recurso de economia do monitor, clicando no menu iniciar da tela principal.
  • CHUVEIRO ELÉTRICO – Deve ser usado na posição verão. Feche o chuveiro ao se ensaboar e limite o tempo debaixo da água quente. Também é fundamental limpar periodicamente os furinhos do chuveiro.
  • BOMBA D’ÁGUA – É importante utilizar sempre a água armazenada em caixas d’água e não a água direto da bomba. A ligação elétrica da bomba deve ser feita por profissional de confiança, pois instalações malfeitas acarretam fuga de corrente e aumento de consumo.

1 comentário em “Dia Mundial da Energia estimula o uso racional do recurso para preservar o meio ambiente

  1. FRANCIJUNIOR Responder

    São Boas dicas para economizar. Agora de que adianta economizar se a carga de impostos na conta de energia representa mais de 50% do valor a ser pago.

Deixe seu comentário

Posts relacionados