Greve no Detran do Pará inicia à meia-noite

Continua depois da publicidade

A greve dos servidores do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) terá início logo mais à meia-noite desta quinta-feira, 28/05, com alcance em todo o estado. O início do movimento paredista será marcado por um protesto em frente à sede do órgão, em Belém, a partir das 9 horas da manhã. A greve é coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará (Sindtran).

A greve por tempo indeterminado foi aprovada pela maioria dos 1.350 servidores do quadro efetivo do Detran durante a assembleia geral realizada entre os dias 20 e 22 deste mês.Foram consultados os servidores lotados na sede do órgão em Belém e também nas 49 Circunscrições de Trânsito (Ciretrans) existentes no interior.

Na última terça-feira, 26, o Sindtran divulgou nota pública denunciando o assédio moral promovido por chefias imediatas em diversos setores do Detran, na capital e no interior do estado, com o objetivo de esvaziar a adesão ao movimento paredista. Foram difundidas informações, entre os servidores, de que, na véspera da deflagração da greve, será retirada a folha de ponto dos servidores, numa clara ameaça ao desconto dos dias parados. Sem falar nas ameaças de substituição de servidores do Detran por militares do Corpo de Bombeiros, na contratação de servidores temporários e na suspensão de disponibilização de horas-extras e de diárias para a realização de serviços no interior do estado.

As principais reivindicações são a recomposição do auxílio alimentação em 25% e a restituição de valores anteriormente reduzidos da Gratificação de Tempo Integral para que fique em 70% do salário.