Codelco processa Vale e DNPM por direito de cobre no Pará

Continua depois da publicidade

A Codelco do Brasil Mineração, subsidiária da estatal chilena no Brasil, entrou com um processo na Justiça contra a Vale e contra o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) referente a um direito minerário que abrange a área do projeto de cobre e ouro Liberdade, em São Félix do Xingu (PA). A Codelco tem uma opção com o direito de adquirir o ativo, que pertence à Lara Exploration.

As informações foram publicadas em comunicado enviado ao mercado nesta terça-feira (26) pela Lara.

2CobreSegundo a Codelco, o processo judicial visa garantir a posse da autorização de pesquisa para cobre 850.404/2007 que, originalmente foi da Pan Brazilian Mineração. A mineradora afirma que o DNPM atrasou a renovação do alvará, solicitada em 12 de julho de 2013, pelo fato da Vale ter reivindicado possuir uma licença desde 1986 sobre a área do direito minerário que pertence à Codelco. “O processo da Codelco é para anular a antiga licença da Vale e garantir os direitos minerários atuais”, disse a Lara no comunicado.

De acordo com a Lara, a autorização de pesquisa do projeto Liberdade foi publicada em 19 de outubro de 2010, com validade de três anos. O processo foi transferido para a Codelco em 21 de março de 2011, após um acordo de aquisição assinado entre as empresas, com a opção da Codelco renovar a autorização de pesquisa por até mais três anos.

Desde então, a subsidiária da estatal chilena realizou uma série de campanhas de sondagem na área do projeto Liberdade. O último resultado de sondagem realizada pela Codelco publicado pela Lara é de outubro do ano passado e possui 13 furos, com qualidade calculada em teor equivalente de cobre.

A área do projeto Liberdade, em São Félix do Xingu (PA), tem um total de 8.491 hectares. A Codelco investiu aproximadamente US$ 3,3 milhões em exploração, pesquisa e desenvolvimento da propriedade para poder adquirir uma participação de 51% que pertence à Lara. A Codelco pode adquirir mais 24% se investir sozinha em trabalhos adicionais de exploração necessários para definir recursos mínimos de 500 mil toneladas de cobre equivalente, com base no NI 43-101.

Nota da Vale
A Vale esclarece que ganhou em todas as esferas administrativas no DNPM o direito de manter a área, onde a empresa fez extensos trabalhos de pesquisa. A Vale apresentou seu relatório final sobre a área, que está agora sob análise do órgão.

1 comentário em “Codelco processa Vale e DNPM por direito de cobre no Pará

  1. Luiz Responder

    A vale que manda nas empresas, ela vai fali com estas metas de ganancia então os saldos dos resultados é mesmo assim. Estou com a esta empresa Codelco do Brasil!!!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados