Estrada de Ferro Carajás está liberada

Continua depois da publicidade

A Vale informa que a Estrada de Ferro Carajás (EFC) foi liberada às 18h10 desta quarta-feira (20/5). A ferrovia ficou bloqueada, no trecho do KM 732, em Marabá, sudeste do Pará,  por três  dias, desde a madrugada da última segunda-feira (18), por   integrantes da Federação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Pará (FETRAF) e demais integrantes de movimentos sociais. Eles atearam fogo em pneus e pedaços de madeira sobre os trilhos, impedindo o tráfego de trens na ferrovia, gerando risco de desastre ferroviário e de danos ao patrimônio privado.

Após a desocupação dos trilhos, a Vale iniciou o trabalho de reparos na via, no trecho danificado pelos manifestantes. A operação ferroviária foi retomada por voltas das 22h desta quarta-feira, 20.

A invasão da ferrovia não teve nenhum motivo relacionado à Vale. Os manifestantes exigiam a presença de um representante do Governo Federal para discussão de investimentos no campo, voltados para a agricultura familiar.

A interdição prejudicou a atividade de transporte de minérios, carga geral e de combustíveis, além do funcionamento do Trem de Passageiros, que é um transporte público federal e que beneficia cerca de 1.300 passageiros por dia nos estados do Pará e Maranhão. Nesta quinta-feira, o trem de passageiros circulará normalmente, partindo de São Luís (MA) com destino a Parauapebas (PA).

A Vale informa também que ajuizará ações criminais, visando a responsabilização pelos crimes praticados e buscará o reparo dos danos causados pelos manifestantes durante a obstrução da ferrovia.

Assessoria de Imprensa da Vale