Sicom quer trazer Posto do Inmetro para Marabá

Continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Mineração (Sicom) está viabilizando a instalação em Marabá de um Posto Avançado de Serviço e Centro Administrativo do Inmetro Pará (Instituto de Metrologia do Estado do Pará) para atender as regiões sul e sudeste do Estado.

O posto seria instalado em uma área institucional, localizada ao lado do Campus III da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), no Bairro Cidade Jardim.  

O secretário municipal de Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Mineração, Marcelo Almeida Araújo, explicou que a negociação para a implantação desse posto avançado e do centro administrativo do Inmetro Pará começou no ano passado, quando estava à frente do órgão Fabrízio Guaglianone, mas, com a mudança na presidência do Inmetro, ele perdeu o contato com a direção do órgão.

Sicom (4)

Na última sexta-feira (15), o diálogo foi retomado. “Nós entendemos que é importante, não só para Marabá, mas para a região, porque vai ser instalada aqui, mas vai atender toda a região, é uma forma então de conseguir recursos para o município”, avalia.

Marcelo Araújo informou ainda que a Sicom está verificando, com a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU), em que situação está o terreno, uma vez que o município tem de doar a área para o Estado. “Também encaminharemos uma carta do prefeito àquele órgão, falando da necessidade e da importância de termos esse órgão na nossa cidade; e que o município estará entrando com a contrapartida que, no caso, seria o terreno, obedecendo todos os tramites legais”, disse.

O secretário adiantou ainda que o Inmetro Pará já tem uma verba destinada para a construção da agência em Marabá. “Com a posse do terreno, de oito a nove meses, a agência está instalada em Marabá”, vislumbra.

Sebrae

Durante a permanência em Belém, Marcelo Araújo também participou do Encontro Regional de Agentes de Desenvolvimento, onde palestrou sobre a importância do agente de desenvolvimento e também da importância para o Sebrae para os municípios.

Além desses encontros, o titular da Sicom também esteve reunido com um representante da Secretaria de Desenvolvimento Mineral, para trazer cursos técnicos na área da formação de mão-de-obra do município. (Texto: Alessandra Gonçalves/Foto: Divulgação)

Deixe seu comentário

Posts relacionados