Com dois gols de Rafael Paty, o Remo voltou a vencer o Paysandu e conquistou o 2º turno. Agora o Leão vai decidir com o Independente o título do Parazão 2015.

Continua depois da publicidade

Jogadores com o troféuO Clube do Remo voltou a vencer o seu maior rival, o Paysandu. Desta vez, os azulinos venceram, por 2 a 1, e levaram a melhor na final da Taça Estado do Pará, equivalente ao 2º turno do Parazão, na tarde deste domingo (26), no estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém. Os gols do Leão Azul foram marcados pelo atacante Rafael Paty, enquanto que Aylon assinalou para o Papão. Com a vitória, o Remo decidirá o título do Campeonato Paraense diante do Independente Tucuruí, no próximo domingo (03), no Mangueirão.

O jogo: Leão campeão do 2º turnoO clássico de número 733 da história foi denominado de “Clássico da Paz”, devido aos últimos acontecimentos entre brigas de torcidas que culminou na morte de um torcedor do Paysandu, no último Re x Pa válido pela Copa Verde. Em campo, as duas equipes proporcionaram aos torcedores um grande clássico, equilibrado do início ao fim, digno de uma final de returno.

A primeira chance do jogo foi do Remo. Após cobrança de escanteio, a bola foi tirada da área e na sobra, Warian Santos emendou o chute, que desviou na zaga bicolor e foi para fora. O Paysandu tentou chegar, em uma boa triangulação pelo meio, mas o atacante Souza não teve domínio e a bola ficou nos braços do goleiro Fabiano.

O Leão aproveitou e marcou o primeiro gol em um contra-ataque fulminante. Eduardo Ramos arrancou bem pelo meio e tocou na esquerda para Silvio, que chutou de primeira para dentro da área para a chegada de carrinho do atacante Rafael Paty, que abriu o placar, aos 21 minutos, 1 a 0, explodindo o Mangueirão.


Lance do jogo (1)

O Papão deu a resposta aos 25 minutos, quando chegou ao empate. Romário cruzou da esquerda na cabeça do atacante Aylon, que subiu com estilo não dando chance para o goleiro remista, 1 a 1, delírio da torcida bicolor. No lance seguinte, o meia Carlinhos tentou virar o placar para o Paysandu, mas o chute de fora da área passou a esquerda da meta azulina.

Com o gol de empate, os bicolores foram para cima. Yago Pikachu recebeu na frente, invadiu e mandou um balaço, mas a bola subiu demais. O Remo também levou perigo nas vezes que se atirou no ataque. Alex Ruan cruzou uma bola venenosa, a zaga do Papão afastou antes da chegada de Rafael Paty.

No segundo tempo os dois times buscaram o ataque. No primeiro lance, a zaga bicolor bateu cabeça na frente do atacante Rafael Paty, que aproveitou a bobeira, arrancou, ajeitou e fuzilou o goleiro emerson, que ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o segundo gol azulino, aos 40 segundos, 2 a 1, festa do Fenômeno Azul nas arquibancadas.

O Paysandu tentou o empate na falta cobrada por Yago Pikachu, mas a bola explodiu na barreira azulina e foi para escanteio. O Remo voltou a atacar com Alex Ruan pela esquerda, que cruzou na medida para Rafael Paty, o atacante não teve tranquilidade e mandou um chute de primeira para fora. Mais uma vez o Leão e mais uma vez com Alex Ruan, que entrou na área e mandou um chutaço, o goleiro Emerson defendeu em nois tempos.

Jogadores do Remo comemorando o título

Minutos depois o Remo saiu em contra-ataque quase que fulminante, quatro azulinos contra apenas dois bicolores, mas Val Barreto não soube aproveitar e mandou o chute em cima de Emerson que salvou o bicola espalmando para frente. Outra vez os azulinos tentaram marcar, quando Levy se livrou da marcação, entrou na área, mas chutou sem força para a defesa de Emerson. Levy tentou mais uma vez, mas a bola passou por cima.

O lance polêmico da partida aconteceu aos 39 minutos, quando Yago Pikachu recebeu lançamento na esquerda, driblou o goleiro Fabiano e caiu dentro da área, mas o árbitro paulista da FIFA, Luiz Flávio de Oliveira, mandou seguir o lance e mostrou cartão amarelo para o lateral direito bicolor. Não conformado e reclamando muito, Yago Pikachu acabou sendo expulso de campo.

O Leão tentou matar o jogo com o atacante Val Barreto, que recebeu na esquerda, cortou para o meio e chutou, a bola passou assustando o goleiro Emerson. E não teve tempo para mais nada. Placar final: Remo 2 x 1 Paysandu. Leão campeão do 2º turno e finalista do Parazão 2015. A conquista garantiu o Cube do Remo na Copa Verde e Copa do Brasil de 2016.

“O título é a coroação do nosso trabalho. Nós fomos muito apedrejados, humilhados, não pelo Paysandu e sim por alguns diretores nossos. Não são todos, tem exceções”, desabafou o atacante do Remo, Rafael Paty, autor dos dois gols que deram o título ao Leão Azul.

“Fomos garfados em dois jogos pela arbitragem. Há algo interessante, que é o fato do Paysandu ter série para jogar. Se for para ser assim, garfados nas duas finais, o Paysandu não irá jogar o Campeonato Paraense do ano que vem e deixará a competição só para quem quiser brigar pela vaga na Série D”, esbravejou Alberto Maia, presidente do Paysandu.

FICHA TÉCNICA

Remo: Fabiano; Ilailson, Max, Igor João e Alex Ruan; Warian Santos, Dadá e Eduardo Ramos; Silvio (Ratinho), Rafael Paty (Val Barreto) e Bismark (Levy). Técnico: CacaioPaysandu: Emerson; Yago Pikachu, William Alves, Marquinhos e Romário; Augusto Recife, Ricardo Capanema (Leandro Canhoto), Jhonnatan e Carlinhos (Leandro Carvalho); Souza (Heber) e Aylon. Técnico: Dado Cavalcanti

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (FIFA-SP)

Assistentes: Marcelo Van Gassi (FIFA-SP) e Emerson Augusto de Carvalho (FIFA-SP)

Quarto árbitro:  Wasley do Couto-PA 

Quinto árbitro: Djonaltan Costa Araújo-PA

Cartões amarelos: Romário, William Alves, Augusto Recife e Yago Pikachu (Paysandu);  Ilaílson e Levy (Remo)

Cartão vermelho: Yago Pikachu (Paysandu)

Local: Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém

Renda – R$ 609.526,00 – Pagantes – 26.416 – Credenciados – 2.625 – Total – 29.041

Por Fábio Relvas – Fotos : Cláudio Santos -Agência Pará


Deixe seu comentário

Posts relacionados