17º Festival de Teatro Brasileiro vai acontecer em Marabá

Continua depois da publicidade

Marabá recebe, na primeira semana de agosto próximo, o 17º Festival de Teatro Brasileiro (FTB), cuja finalidade é não somente divulgar a arte teatral, mas também formar grupos de arte cênica nas escolas municipais e também um público de voltado ao teatro. Reunião para acertar os detalhes do evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (22), na Biblioteca Municipal “Orlando Lobo”’, com a presença do fundador e organizador do FTB, Sérgio Bacelar, do secretário municipal de Cultura, Genival Crescêncio de Souza, e de representantes da Secretaria de Educação e da Assessoria de Comunicação do município.

DSC_0359O festival, além de apresentar encenações no Cine Teatro Marrocos e na Praça São Félix de Valois, durante duas semanas vai levar formação teatral a professores e alunos das escolas da rede municipal, que, ao final, também encenarão esquetes escritos por eles mesmos.

No festival serão apresentadas peças do teatro paraibano, uma vez que um dos objetivos do FTB é promover uma ação nacional de aproximação dos estados brasileiros por meio das artes cênicas.

Segundo Sérgio Bacelar, o histórico do festival demonstra a atenção com a qualificação e com a formação e, nesse contexto, existe um braço muito forte que trabalha dentro das escolas estimulando a criação de grupos de teatro e pensando nas gerações futuras que poderão trabalhar com as artes cênicas, poderão atuar.

Sérgio Bacelar“Esse é o principal trabalho do Festival de Teatro Brasileiro. E a gente percebe, ao longo dos anos, que, depois que o festival sai, conseguimos criar grupos de teatro dentre das escolas e que eles se fortalecem e começam a criar uma identidade cênica nas cidades”, comenta Bacelar.

De acordo com ele, são inúmeros os resultados colhidos com o FTB. “Depois do festival, ao final do ano, voltamos a todos os estados e perguntamos: ‘O que ficou? Quais os desdobramentos? Então, é comum os grupos se visitarem depois, é comum a gente poder estabelecer relações entre as pessoas que estão vindo e as que estão recebendo”, afirma o criador do FTB.

Ele destaca ainda que essas relações acabam indo muito além, pois acontece uma aproximação, além do profissional, afetiva, criando uma rede de amizades muito grande, “o que é o estímulo principal para que as coisas continuem”.

Ana Gabriela de Souza, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) vê como ótima a oportunidade de formar um público na área das artes cênicas. “Já vimos trabalhando nas artes visuais, na literatura, na dança e o festival vai ajudar muito a criar novos grupos teatrais para levar o nome de Marabá mais longe também com as artes cênicas. É uma grande oportunidade de trabalhar com os alunos para que eles conheçam outras formas de arte”, avalia ela.

Para o secretário municipal de Cultura, Genival Crescêncio, a realização do 17º Festival de Teatro Brasileiro em Marabá traz um benefício significativo ao segmento do teatro no município, que hoje conta com pouquíssimos grupos de artes cênicas, e “cai como uma luva, não sé para a formação de púbico e de novos grupos quanto para o fortalecimento desse segmento na cidade”. (Texto: Eleutério Gomes/ Fotos: Dinho Aires)