Parauapebas forma primeira turma do Projovem Campo – Saberes da Terra

Continua depois da publicidade

Sem estudar há 15 anos, o agricultor Francisco Valdinei, 43 anos, viu no Programa Projovem Campo – Saberes da Terra -, a oportunidade de concluir o ensino fundamental e desenvolver sua habilidade de elaborar poemas. “Hoje, me sinto vitorioso com essa conquista. Já penso em concluir o ensino médio”, comentou o agricultor que faz parte da primeira turma do programa em Parauapebas.

image_largehh

Ao todo, 26 anos alunos receberam o certificado de conclusão do ensino fundamental em cerimônia realizada no último dia 17 que contou com a presença de autoridades e familiares. O programa do Governo Federal, desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ), beneficiou as comunidades de Palmares Sul e II.

O coordenador municipal do programa, Cláudio Sinfrônio, explica como funciona a iniciativa. “O programa teve duração de dois anos com aulas teóricas e práticas para alunos de 18 a 29 anos. Além de concluir o ensino fundamental, o aluno também recebe certificado de técnico agrícola. No período de formação, recebe por bimestre uma bolsa no valor de R$ 100, além de transporte, alimentação e suporte para criar um projeto agrícola”, explica o coordenador.

_MG_3086

A moradora de Palmares Sul, Rilma Carneiro, 27 anos, expressou sua alegria com a mais recente conquista. “Foi uma oportunidade única na minha vida, depois de cinco anos sem estudar, concluí o ensino fundamental. Gostei muito de aprender a mexer com terra e plantar, agora quero trabalhar nessa área, plantando e ajudando o meio ambiente”, disse a dona de casa.

De acordo com o coordenador municipal da Juventude, Shirlean Rodrigues, o programa terá continuidade no município. “Estamos preocupados com nossos jovens. Não podemos desistir, a educação é base de tudo. Vamos ampliar o programa para outras comunidades da zona rural”, garantiu.

O chefe de gabinete, Gilmar Moraes, ressaltou a sensibilidade do Governo Municipal na questão da educação e incentivou os concluintes a continuarem os estudos. “Estudem, leiam, sejam poetas, desenvolvam a intelectualidade, a educação pode mudar a história de cada um de vocês. O que depender do governo para desenvolver a educação em Parauapebas será feito”, concluiu Gilmar

Texto: Ascom/PMP – Fotos: Irisvelton Silva