Semma fará monitoramento da balneabilidade das praias no veraneio de Marabá

Continua depois da publicidade

Por João Batista da Silva – Marabá

Projeto em apreciação no Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA), visando o monitoramento das águas dos rios Itacaiúnas e Tocantins, a ser executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), deve entrar em prática a partir do mês de maio, pelo menos no entorno da Praia do Tucunaré, principal balneário de Marabá, para que a população tenha conhecimento da real situação da qualidade da água para o banho no decorrer do veraneio.

HELDER MESSIAHS (51)

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Vinícius Brito, pelo menos quatro praias estão no rol da Semma para o monitoramento: Espírito Santo, São Félix, Geladinho e Tucunaré. Além desses balneários, a pesquisa deve estender-se ao Rio Itacaiúnas, que tem algumas áreas de banho muito frequentadas (Taboquinha, Vavazão), especialmente pelos moradores do núcleo Cidade Nova.

Indagado acerca de recente denúncia de poluição do Igarapé Geladinho, provocada por esgoto do Residencial Tocantins, no Bairro São Félix, o titular da Semma disse que uma equipe da Secretaria Municipal de Obras esteve no local, fez um relatório da situação e o encaminhou para a Semma, que já toma as providências. Ou seja, notificação da construtora responsável, para a devida correção do problema.

“Todo residencial tem obrigatoriamente uma estação de tratamento, para que a água usada seja lançada nas vertentes somente depois de tratada”, afirma Brito, observando que, no caso do Residencial Tocantins, a tubulação foi danificada antes de chegar à estação de tratamento, vazando direto para o Geladinho, um igarapé também muito utilizado no período de veraneio.