No Pará, Belo Sun disputa com garimpeiros área do projeto Volta Grande

Continua depois da publicidade

A Belo Sun denunciou garimpeiros por explorarem recursos minerais sem licença ambiental nas margens do rio Xingu, próximo a Senador José Porfírio (PA), município onde a mineradora pretende instalar a planta do projeto Volta Grande, considerado o maior de ouro do país. A região de disputa entre a empresa canadense e os garimpeiros fica a 14 quilômetros da barragem da hidrelétrica de Belo Monte.

A Polícia Civil abriu inquérito e, há três semanas, a Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema), vinculada à Polícia Civil, convocou 16 garimpeiros para prestarem esclarecimentos na delegacia. Se condenados por crime ambiental, ele podem ser obrigados a prestar serviços sociais ou a pagar cestas básicas.

“A Belo Sun não tem mais direito de estar naquela área do que os garimpeiros artesanais, que estão ali há seis décadas. Apesar disso, a empresa age como se fosse proprietária da região, constrangendo os moradores do local e pressionando sua saída”, disse Leonardo Amorim, advogado do Instituto Socioambiental (ISA).


Acampamento do projeto Volta Grande, no Pará

A Belo Sun possui a subsidiária brasileira Belo Sun Mineração, que é detentora de 42 direitos minerários para exploração de ouro no Pará. Segundo dados do Jazida.com, são quatro requerimentos de lavra e o restante se divide em autorizações e requerimentos de pesquisa. A mineradora tem ainda os projetos Patrocínio, também no Pará, e Rainbow, em Minaçu (GO).

Os garimpeiros, que trabalham no local há mais de 60 anos, acusam a Belo Sun de querer expulsá-los sem direito a indenizações. Cerca de 2 mil pessoas da região vivem do garimpo.

“As pessoas só querem ter seus direitos reconhecidos. A empresa não ofereceu nada para o povo. Estamos falando de gente que nasceu e se criou no lugar, e que não sabe fazer outra coisa”, disse o presidente da Cooperativa dos Garimpeiros da região, Valdenir do Nascimento.

O ouro de Belo Monte está no subsolo de uma região conhecida como Volta Grande do Xingu. A licença ambiental que os garimpeiros tinham para operar na região venceu em dezembro de 2014. No entanto, eles alegam que pediram renovação do documento para a Secretaria do Meio Ambiente do Pará e que receberam uma autorização de lavra para uma área completamente fora do local onde trabalhavam, um pedaço de terra que não possuía ouro.

“Quando reclamamos que a demarcação estava errada, disseram que a gente não queria autorização nenhuma e cancelaram a licença. Ficamos sem ter onde trabalhar”, afirmou Nascimento.

O delegado Waldir Freire Cardoso, chefe de operação da Dema, disse que a polícia constatou a lavra de ouro sem autorização. “A denúncia envolvia pessoas e pequenas empresas que atuavam numa área que a Belo Sun diz que é dela. Para nós, não interessa se a denúncia vem da Belo Sun ou de quem quer que seja. A autuação foi motivada por conta de constatação do dano ambiental”, afirmou.

Há três anos a Belo Sun busca o licenciamento para o seu garimpo industrial, processo que é tocado pelo governo do Pará. A empresa já tem a licença prévia do projeto e se prepara para pedir a licença de instalação, documento que libera efetivamente a extração do ouro.

O Ministério Público Federal questionou o Ibama sobre a necessidade de o órgão federal assumir a responsabilidade pelo licenciamento, dada a sua proximidade com a hidrelétrica e a potencialização dos impactos socioambientais por conta da mineração, mas o tema ainda não foi discutido pela secretaria estadual.

A Belo Sun, que pertence ao grupo canadense Forbes & Manhattan, um banco de capital fechado que investe em projetos de mineração, tem planos de aplicar US$ 1,07 bilhão no projeto Volta Grande. A mineradora canadense afirma ser possível uma produção anual média de 205 mil onças de ouro durante 17 anos de vida útil da mina. Com informações do jornal Estado de S. Paulo.

1 comentário em “No Pará, Belo Sun disputa com garimpeiros área do projeto Volta Grande

  1. Edilson Pereira dos santos Responder

    Gosta da ideia e Quero ser um colaborador dessa obra de Altamira;sou operador de veículos pesados e gostaria de ter uma oportunidade de ser um funcionário dessa inlustre impresa.

Deixe seu comentário

Posts relacionados