Parauapebas: Hipólito Gomes deixa a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão – SEMSI

Continua depois da publicidade

Hipólito do Nascimento Gomes esteve ontem no QG do Blog do Zé Dudu para anunciar que está deixando a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão – SEMSI. Ele, que é formado pela Universidade Federal do Pará em Ciências Contábeis e Engenharia civil e mora há 18 anos em Parauapebas, disse que os motivos de ter solicitado ao prefeito seu afastamento são de cunho pessoal.

Hipólito acredita que uma pasta como a que está a frente assim como outras precisam de dedicação exclusiva e integral pra que tenha um bom resultado, como algumas situações pessoais precisarão de mais dedicação de sua parte, o mesmo prefere deixar a pasta, buscando evitar que o trabalho não perca a qualidade e que a população continue sendo bem atendida pela Semsi, “Temos hoje uma boa equipe e acredito que o trabalho será continuado”.

Nomeado há 15 meses quando da implantação da secretaria, Hipólito desenvolveu um bom trabalho na área de segurança do município. Entre eles podemos destacar: Curso de formação de agentes, sinalização de novas vias, implantação da fiscalização eletrônica de velocidade, e do novo sistema de transporte, assim como várias campanhas através da reestruturação do Núcleo de Educação de Trânsito, dentre elas: carnaval seguro, Calçada livre, e o Movimento Maio Amarelo. O Secretário ressalta ainda que a Defesa Civil, órgão também vinculado a Semsi, fez no ano de 2014 grande simulado de desastres e está hoje melhor preparada para casos que envolvam deslizamento de terra.

Hipólito Gomes e Seretário de Segurança Pública assinam convênio

Mas, para Hipólito Gomes, a grande conquista foi o concurso público para a implantação da Guarda Municipal. O secretário afirmou que trouxe de Belém na semana passada minuta para celebração do convênio entre a secretaria de segurança pública do Estado do Pará e a Prefeitura Municipal de Parauapebas, para que através do IESP os aprovados até a atual etapa do concurso da guarda possam passar por treinamento e finalmente serem “entregues” a população deste município, ele acredita que o convênio será publicado nos próximos dias. O secretário afirmou que o funcionamento da Guarda Municipal irá depender da estratégia do comandante da Guarda, mas que o projeto estrutural da GM prevê viaturas, cavalaria, e bicicletas e que todos os bairros de Parauapebas devem ser atendidos, porém, no início, o primeiro passo é devolver a paz e a harmonia nas praças para que as famílias possam desfrutar delas. O outro é o “Guardião Escolar, que monitorará as proximidades das escolas, trazendo tranquilidade para pais, alunos e professores. Para Hipólito, “deixar a guarda com a parte burocrática já desenrolada e pronta para treinamento e posteriormente homologação final o faz sentir a sensação de dever cumprido”.

Sobre a violência no município, Hipólito afirmou que notou durante sua gestão que era preciso diagnosticar com mais propriedade o que gerava a criminalidade em nosso município, buscando assim trabalhar de forma mais focada e objetiva, quebrando o paradigma de que a diminuição da violência se dá apenas colocando policiais nas ruas. “A segurança pública no país inteiro falhou, e falhou em um dos pilares que é a educação. Se resolve o problema da segurança publica é com educação, com projetos sociais com a geração de emprego, e inserção principalmente do jovem em atividades culturais, isso sim trará resultados no futuro”. E a guarda municipal vem com esse viés.

Ela não tem o objetivo de ser repressora, e sim de se aproximar da sociedade buscando a confiança da comunidade. “A GM tem que ser trabalhada da forma correta, para que não seja um tiro no pé”, disse o secretário.

Sobre o trânsito, Hipólito disse que também na semana passada trouxe despacho do atual diretor do Detran autorizando a confecção de minuta para celebração de convênio, visando aumentar a atribuição dos agentes do departamento municipal de trânsito, o que trará mais resultados, buscando sempre a redução dos índices de acidentes e da violência no município, já que desta forma teremos um efetivo bem maior fiscalizando e inibindo a circulação de veículos e condutores irregulares.

Sobre a fiscalização eletrônica, Hipólito afirmou que a implantação vem conscientizando de forma paulatina os condutores e já se vê uma diminuição da velocidade em vários pontos da cidade, mesmo aqueles onde não há a fiscalização eletrônica.

A Semsi vem promovendo vários cursos de formação e capacitação dos agentes no sentido de humanizar a abordagem e o atendimento ao cidadão. Segundo Hipólito, são pouquíssimas as queixas que chegam a Ouvidoria da Secretaria, mas quando estas chegam, são abertos procedimentos de apuração e o funcionário é punido caso tenha apresentado desvio de conduta. “Eu sempre digo aos agentes que eles devem sempre buscar uma abordagem mais cidadã, de forma a cada dia mais conquistar a população para o lado deles, demonstrando principalmente que estão fazendo o seu ofício.”

Quanto ao monitoramento através das câmeras, Hipólito disse que o serviço já trouxe grandes resultados principalmente ligado a elucidação de crimes, mas que o próximo passo é buscar embarcar mais inteligência ao sistema, com aquisição de licenças que permitirão emitir sinais em casos suspeitos, mesmo quando o operador não tiver observando, sendo possível detectar automaticamente por exemplo a aproximação de pessoas a bancos com capacete ainda na cabeça, ou a entrada de 2 ou mais veículos roubados no município, situações estas que despertam a atenção para a possibilidade de assalto a banco.

Sobre o Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGI-M, Hipólito disse que a criação do Gabinete é uma das prerrogativas para que o município possa buscar recursos junto ao Ministério da Justiça para serem investidos em segurança, mas que o mais importante é a união dos órgãos, dentre eles: Policia civil, Policia Militar, Poder Judiciário, Ministério Público, e todos os órgãos fiscalizadores do município, esta união e as ações integradas já surtiram vários efeitos positivos, inclusive na realização dos últimos eventos de carnaval e de grandes fiscalizações. “As ideias e propostas sempre saem destas reuniões, é uma grande equipe, integrada pelo bem de Parauapebas”

Hipólito Gomes deixa nesta terça-feira a Semsi. Ele será substituído interinamente por Eliésio Miranda Ferreira. Sobre seus 15 meses a frente da Semsi, Hipólito se orgulha em dizer que “deixa o que era apenas um papel e uma caneta, como  uma pasta muito organizada, e controlada, inclusive no que se refere as obrigações contraídas, e que acredita ter feito muito, mas ainda há muito a ser feito. Agradeço acima de tudo a Deus. Agradeço ao prefeito Valmir pela confiança, ao Devanir Martins pela indicação, aos meus colegas de serviço pelo empenho no trabalho, aos membros do GGI-M e do conselho da comunidade, a imprensa que sempre colaborou com nosso trabalho e a população, que nos fizeram cobranças de forma respeitosa, seja elas ligadas diretas a nossa atribuição ou a secretaria de estado de segurança pública. Foram 15 meses de dedicação exclusiva a Semsi, desisti de um mestrado e abdiquei da minha empresa, vi a importância de deixar minha contribuição com o município, e assim o fiz, me sinto feliz por ter tido esta oportunidade!, e espero ter deixado portas abertas para poder colaborar novamente no futuro”, finalizou Hipólito Gomes.