Nova sede da Agência Canaã impulsiona o empreendedorismo na cidade

Continua depois da publicidade

Será inaugurada hoje (31) a nova sede da Agência de Desenvolvimento Local de Canaã dos Carajás. No terreno doado pela Prefeitura Municipal, a Fundação Vale investiu na construção do prédio que terá, entre outras coisas, um auditório para 60 pessoas e uma incubadora de negócios sociais.

Agência Canaã

Organização sem fins lucrativos, as atividades da Agência Canaã estão focadas no apoio ao empreendedorismo local e atualmente acompanha 11 associações, 800 famílias de agricultores e cerca de 200 empreendedores sociais da região. Ela é parceira do programa social de geração e incremento de Renda da Fundação Vale, AGIR, que disponibiliza a estrutura física da incubadora de negócios sociais anexa à sua sede para até quatro empresas participantes do Programa.

A inauguração do novo prédio potencializará o ambiente já criado para o desenvolvimento de negócios e o fortalecimento do empreendedorismo no município. O trabalho é desenvolvido com parceria do poder público, iniciativa privada, sociedade civil e terceiro setor. Em quatro anos, a Agência Canaã já registrou mais de 500 microempreendedores individuais e os ajudou com apoio técnico para a elaboração de projetos e captação de recursos.

Entre 2013 e 2014, a Vale e a Fundação Vale investiram em vários projetos sociais para a melhoria da qualidade de vida da população de Canaã dos Carajás. Entre eles, apoio à melhoria da mobilidade urbana, gestão dos serviços de saneamento, fortalecimento da atenção básica e estratégia da saúde da família, ações de melhoria da qualidade da educação básica, apoio à cadeia produtiva do mel, fortalecimento da agricultura familiar, socioativismo e do cooperativismo.

Sobre o Programa AGIR

O AGIR é um programa que apoia o empreendedorismo local, com foco na prospecção e fomento de negócios sociais, por meio de capacitações, assessorias, mentorias, investimento e acompanhamento dos negócios sociais (incubação ou aceleração) da Fundação Vale.

O programa é realizado em três etapas, sendo a primeira a prospecção e seleção de grupos (associações e cooperativas) e indivíduos que irão participar da capacitação. Em seguida, vem a fase de capacitação, incubação e aceleração, dependendo do perfil do negócio mapeado durante a capacitação. A terceira etapa é a consolidação dos negócios sociais, a formação de redes e arranjos produtivos e o fortalecimento do ecossistema do empreendedorismo local.

Sobre a Incubadora Social

A Incubadora Social que está sendo instalada na Agência de Desenvolvimento Local de Canaã irá apoiar a formação e consolidação de negócios sociais que apresentem serviços ou produtos inovadores, nos seus aspectos tecnológicos, gerenciais, mercadológicos e de recursos humanos, de modo a assegurar o seu fortalecimento e a melhoria de desempenho.

A Incubadora identificará empreendedores e incentivará o surgimento de negócios sociais. Estes poderão usar os serviços, infraestrutura e espaço da nova sede. O objetivo é facilitar o acesso dos negócios às inovações tecnológicas gerenciais, estimulando o associativismo e proporcionar novas oportunidades de trabalho e geração de renda para o município.