Meta de doação de sangue é alcançada durante campanha

Continua depois da publicidade

DOAÇÃO_DE_SANGUE_bannersite_978x300pxs_META_ATINGIDA

O gesto de solidariedade de dezenas de doadores resultou na coleta de 301 bolsas de sangue durante a campanha realizada neste final de semana, pela Agência Transfusional do Hemopa em Parauapebas. A ação contou com apoio total da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“Eu sou doador há 14 anos e o que me motiva é saber que posso ajudar alguém, salvar uma vida” disse o servidor público Rodrigo Souza de Araújo. Já a professora Jeane Cavalcante da Silva fez a doação de sangue pela primeira vez, “eu decidi vir doar por que recentemente meu pai precisou de sangue e graças a Deus tinha em estoque”.

A biomédica da Semsa, Ana Valéria Elias Amorim, coordenadora da campanha, diz que toda semana Parauapebas recebe bolsas de sangue do Hemopa de Marabá. “A realização dessa campanha é uma forma de nós também contribuirmos com esse estoque que nos abastece”, acrescenta a biomédica.

Para alcançar a meta de coleta estabelecida, 300 bolsas, um conjunto de ações foi realizado pela equipe organizadora do evento, dentre elas, o envio de mensagens por telefone para doadores já cadastrados e a sensibilização de pessoas em Ongs, empresas e repartições públicas.

A mobilização gerou tantos resultados que mais de 500 pessoas compareceram ao Hospital Municipal Dr. Teófilo Soares de Almeida Filho, durante a campanha. Todos os que realizaram coleta também fizeram os seguintes exames: HIV/Aids, Hepatites B e C, Sífilis, HPVL1, HPVL2 e para identificar a Anemia Falciforme, além de tipagem sanguínea.

Os resultados dos referidos exames ficarão prontos em 40 dias e serão encaminhados para a residência do doador, caso não cheguem dentro desse prazo, poderão ser obtidos na Agência Transfusional, que