Prevenção de doenças renais é abordada durante campanha

Continua depois da publicidade

Cartaz A3 Camp Rins

A Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas (Semsa) participa da Campanha Mundial para Rins Saudáveis que tem como finalidade esclarecer a população sobre os riscos das doenças renais, sua prevenção e como funciona o fluxo de atendimento na rede municipal de saúde, que conta com um médico especialista na área, o Nefrologista. As ações da campanha serão realizadas entre os dias 9 e 12 de março.

Comemorado na segunda quinta-feira do mês de março, o Dia Mundial do Rim pauta a programação da campanha, que conta com palestras para usuários do sistema público de saúde e capacitação para profissionais que atuam na área, além de disponibilização de material educativo nas unidades de saúde e divulgação de seus respectivos conteúdos nos meios de comunicação.

Na segunda-feira (9), os profissionais de saúde que trabalham na atenção básica serão capacitados quanto à prevenção de doenças renais, já na terça-feira (10) quem trabalha na rede de atendimento de urgência e emergência terá a oportunidade de aprender um pouco mais sobre os cuidados com o paciente portador da doença.

Para a população foi preparada uma programação especial que será realizada no dia 12 de março em todas as unidades de saúde, na Praça de Eventos e na Escola Municipal Antônio Matos Filho, no bairro Guanabara.

Doenças Renais

A Doença Renal Crônica é grave, silenciosa e pouco conhecida pela população. Ela vem crescendo assustadoramente em todo o planeta como fruto de outras doenças como obesidade, diabetes e hipertensão arterial sistêmica.

Estima-se que hoje um em cada 10 adultos seja portador de Doença Renal. A maior parte destas pessoas morre sem nem saber que possuía a doença e as demais acabam descobrindo tardiamente, quando já necessitam das Terapias Renais de Substituição (Diálise e Transplante Renal) para sobreviverem.

Serviço: Campanha Mundial para Rins Saudáveis

Data: 9/10 e 12 de março – Horário: 8h – Local: Ceup / Unidades de Saúde / Praça de Eventos