Governo quer cumprimento de parceria da Celpa em projetos sociais

Continua depois da publicidade

Adnan Demachki, titular da Sedeme, afirma que o governo deseja apenas que a Celpa retome o cumprimento do Termo de Compromisso, para trazer benefícios à população

A recém-criada Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) inicia suas atividades com a retomada de importantes projetos para o Estado. Entre eles, o que trata da retomada do cumprimento, por parte das Centrais Elétricas do Pará (Celpa), do Termo de Compromisso para Execução de Projetos de Energia Elétrica do Estado do Pará. O documento, assinado em 17 de julho de 1998, celebra a parceria entre a empresa e o governo, para que, em conjunto, possam manter um fluxo de investimentos destinado ao desenvolvimento socioeconômico do Pará, especificamente para implantação ou expansão do sistema elétrico em áreas de interesse social, previamente definidas pelo Executivo estadual.

Nesta quinta-feira (8) foi enviado à Celpa um documento no qual a Sedeme solicita, no prazo de 10 dias, que a concessionária de energia repasse informações sobre o valor acumulado durante o período que não deu andamento ao acordo, tornando o montante subutilizado. Este montante, segundo o Termo de Compromisso, [e renovado a cada ano, até 2028.

A Celpa foi privatizada em 1998, quando apenas 60% da população do Estado eram atendidos pelo serviço público de energia elétrica. Em função disso, o governo negociou, durante a privatização, a assinatura de um Termo de Compromisso – com duração de 30 anos e contrato de concessão vigente até 2028 – para execução de projetos de energia elétrica no Pará. O documento obriga a Celpa a utilizar 1,5% do seu faturamento anual líquido em obras de interesse social específico, definido pelo Governo do Pará.

“Na prática, esse valor poderia ser empregado na ligação de energia para uma comunidade, para uma indústria que se localize no interior do Estado e que irá gerar uma quantidade expressiva de empregos à população local, por exemplo”, explica Cláudio Conde, diretor de Energia da Sedeme. “O governo do Estado deseja apenas que seja retomado o cumprimento do Termo de Compromisso pela Celpa, o que trará os benefícios já acordados para a população”, ressaltou Adnan Demachki, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia.

Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia

2 comentários em “Governo quer cumprimento de parceria da Celpa em projetos sociais

  1. Vítima Responder

    Quando meu gerador de energia do ponto zero receber financiamento irei distribuir o projeto nas redes sociais e no youtube, a energia totalmente limpa dos super imãs irá proporcionar a famílias e comerciantes pequenos energia initerrupta por vinte anos, quanto uma máquina irá ter de obsolência. Consulte você também na Internet sobre essas máquinas simples e eficientes. Forte abraço.

  2. Sena Responder

    Muito bem! Parabéns pela ação!
    O Pará, um dos maiores produtores de energia deste país, onde os grandes empreendimentos usufruem do subsídio sem pagar ou pagando valores irrisórios, enquanto a população é penalizada com essa escorchante taxa, além dos impostos sobre a conta de energia.
    Nós, cidadãos, paraenses aguardamos pelas providências encaminhadas.

Deixe seu comentário

Posts relacionados