Coletores e recicladores participam de reunião na Semma

Continua depois da publicidade

O segundo passo no sentido de enquadrar o empresariado de Parauapebas nos termos da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS -, foi dado ontem (16), no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma – onde estiveram reunidos 16 dos interessados que atualmente atuam  na cidade com empresas recolhedoras e recicladoras dos mais diferentes tipos de resíduos que vai de material da construção civil, papelão, pet  até lama de lava jatos. Segundo o secretário da Semma André Rosa de Aguiar, a cidade já comporta cerca de 100 empresas geradoras de resíduos e, como são grandes produtores de lixo, é por elas que serão iniciados os trabalhos disciplinadores.

Na reunião do dia 16, André enfatizou que a secretaria  está de portas abertas para esclarecer todas dúvidas dos empresários e que a cidade se prepara para atender as demandas da PNRS. Para os recicladores, disse André:  “vocês são para nós importantes parceiros, já que a Semma não quer e não deve impor nada que prejudique suas atividades empresariais”, afirmou.  Para consolidar esse trabalho a Semma vai realizar um workshop em 20 de janeiro de 2015, envolvendo os empresários geradores com os empresários que recebem esses resíduos para destinação ambientalmente adequada.

A diretora do departamento de Planejamento Ambiental da Semma, Nathalya Brito, relembrou que os grandes produtores de resíduos são os únicos responsáveis pela destinação do material cotidianamente descartado. Haverá fiscalização contínua da Semma, lembrou Nathalya, objetivando a regularização dos empreendimentos e a suspensão das coletas. Carlos Alberto Correia da Silva, um dos empresários recicladores, declarou durante a reunião “que o empresariado do setor vai precisar de todas as informações da Semma e, diante da parceria que será firmada, o trabalho resultará em benefícios para toda cidade. Não podemos nos esquecer de que o empresariado gerador e reciclador precisam de tempo pra se adaptar às novas regras”.

Deixe seu comentário

Posts relacionados