Alunos da rede de ensino de Parauapebas participam da avaliação do SisPAE

Continua depois da publicidade

DSC_0015Com o objetivo de identificar fatores socioeconômicos e culturais inerentes à realidade do ensino no Pará, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza em todos os municípios paraenses a aplicação das provas do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SidPAE). Em Parauapebas, a aplicação das provas está acontecendo durante os dias 26 e 27 deste mês, em toda a rede de ensino do município.

Os resultados do SisPAE integram as ações do Pacto pela Educação que tem o objetivo de melhorar a qualidade do ensino em todos os níveis no estado do Pará, aumentando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 30% até 2017. Entre os 23 projetos e 11 programas está o SisPAE, considerado um dos de maior importância. Inicialmente em 2013, apenas 73 municípios participaram, neste ano, 141 municípios aderiram ao sistema.

Parauapebas representa um dos municípios que faz parte do Pacto pela Educação. As avaliações estão sendo realizadas em todo município. Ao todo são 12 escolas da Rede Estadual e 40 escolas da Rede Municipal, envolvendo alunos dos 4º, 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Para Vadelice Cardoso, Técnica de Referência do SisPAE no município, é de extrema importância Parauapebas estar participando dessa avaliação educacional. “Os resultados das avaliações constituem aos indicadores para o planejamento de propostas didático-pedagógicas a respeito da melhoria da qualidade de ensino em todos os segmentos da educação do município e do Estado”, declara.

Texto e Foto: Luzandra Vilhena – Ascom/Semed