Vale e Prefeitura apresentam dados coletados por Programa de Acompanhamento da Migração em Canaã dos Carajás

Continua depois da publicidade

O levantamento foi realizado no período entre abril de 2013 e outubro de 2014

Na próxima terça-feira (18), a Vale e a Prefeitura de Canaã dos Carajás apresentarão os resultados coletados nos quase dois anos de atuação do Programa de Acompanhamento da Migração, promovido pela empresa em Canaã dos Carajás, no VII Seminário do PAM. O evento será realizado no auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC), de 8h às 18h.

O encontro tem por objetivo apresentar os dados da migração analisados no período de abril de 2013 a outubro de 2014, a partir dos atendimentos realizados no Centro de Apoio ao Migrante de Canaã dos Carajás, assim como avaliar a contribuição do programa para o fortalecimento da rede socioassistencial local.

O seminário é voltado para assistentes sociais do município, conselheiros de políticas setoriais que atuam na gestão pública, organizações sociais, conselheiros tutelares e representantes de órgãos públicos e privados e dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

Um dos destaques da programação será a participação do colaborador da empresa de consultoria Diagonal Empreendimentos e Gestão de Negócios, Daniel Pessini Sobreira. Formado em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas (UNICAMP), Sobreira é especialista em Gestão de Sustentabilidade, pela Fundação Getúlio Vargas, e mestre em Demografia, pela UNICAMP.

Sobre o Programa de Acompanhamento da Migração

O Programa de Acompanhamento da Migração foi implantado em 2011 com o objetivo de alinhar as ações do Projeto Ferro Carajás S11D às diretrizes da Política Nacional de Assistência Social. A proposta é fortalecer a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Canaã dos Carajás, com o apoio ao monitoramento do fluxo migratório e à captação de recursos para instalação de serviços de proteção básica e especial, além de apoio às ações de capacitação para técnicos da secretaria municipal.          

O programa permitiu a implantação de um serviço articulado às políticas de assistência social, com a disponibilização de uma equipe técnica da Prefeitura para acolhimento, triagem e encaminhamento do migrante em situação de vulnerabilidade social à rede de serviços socioassistenciais do município de Canaã dos Carajás. No período de abril de 2013 a outubro de 2014 foram realizados cerca de 1.600 atendimentos no Centro de Apoio ao Migrante.

Serviço

O quê: VII Seminário do Programa de Acompanhamento da Migração

Quando: terça-feira (18), de 8h às 18h

Onde: Auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão – na Av. JK S/N, Canaã dos Carajás.