Como não pensamos em separar o Nordeste do restante do país antes?

Continua depois da publicidade

Eles (os nordestinos) não merecem nossa incultura

Por João Tomaz Sobrinho Neto ( * )

Então há a ideia de laicizar o Nordeste do restante do país! Ótimo – para eles -!

O Nordeste carregou financeiramente o Brasil por 400 anos. Foi lá que durante 400 anos a agricultura alimentou a nação brasileira, a cana-de-açúcar foi responsável pela industrialização do sudeste e sul, lá estão as primeiras faculdades do país, lá está a primeira capital, lá está o polo tecnológico, petroleiro, lá está nosso sal, lá está a riqueza “esquecida” e a nossa cultura. Vamos sim separar aquela região, porque ela não merece nossa incultura, eles são civilizados demais para pertencer ao Brasil.

Eles nos deram Ariano Suassuna, João Cabral de Melo Neto, José de Alencar, Jorge Amado, Nelson Rodrigues, Rachel de Queiroz, Gregório de Matos, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, Ferreira Gullar, Manuel Bandeira dentre outros.

Então vamos… Retiremo-nos da história nordestina, somos incultos demais para pertence-la. No litoral desenvolvimento, no interior dificuldades – por causa da falta de investimentos -, fome, miséria. Mas não é por isso que eles perdem o sorriso do rosto, e quando podem nos dão exemplos de luta, de honestidade e de sabedoria (algo em falta, aqui no “Brasil”).

Os poucos esforços para diminuir o sofrimento desses brasileiros honrados, são primariamente atacados… Não podemos dar emprego para quem passa fome, quem está com fome dá-se comida. Emprego e educação são os passos subsequentes. É fácil bradar contra essas medidas de distribuição de renda quem está em seu apartamento de luxo, ou acha que é muito rico porque comprou um carro com parcelas a “sumir de vista”.

Pois bem povo brasileiro, sou goiano descendente de paulistas e mineiros, mas quando o Nordeste se tornar independente, quero ser um nordestino, com muito orgulho e muito amor. Quem envergonha o país é o preconceito e a corrupção – do povo, antes da do governo.

( * ) – João Tomaz Sobrinho Neto – Direito UFG – Discente do curso de Direito da Universidade Federal de Goiás. Pesquisador sobre Direitos Humanos, e Direito e Religião.

7 comentários em “Como não pensamos em separar o Nordeste do restante do país antes?

  1. Estudante da Ufra Responder

    Caros amigos não conhecem o nordeste, Por acaso Maluf é de qual estado ? qual estado elegeu tiririca ? que estado teve o escando dos cartel dos trens ? qual estado quer mudança e reelegeu seu governador com mais de 60% dos votos ? este estado é São Paulo.

    Vcs tinham eram que tomar vergonha, todos os estados trabalham em verdade pra sustentar os vagabundos de Brasilia,a maior parte dos deputados e senadores ganha salários milionários, juízes com auxilio moradia de 4.300 reais ninguém reclama. Temos um dos governos mais caros do mundo.

    • Molotov Responder

      se não sabes,São paulo é a cidade com a maior concentração de nordestinos do Brasil,na grande São Paulo tem mais “cabeça chata”que qualquer capital nordestina,por isso essa aberração tiririca foi eleita.

  2. Sena Responder

    Essa ideia é mesmo de PTralha não vê que divididos somos presa mais fácil de dominar;
    Ficar falando em separação de ‘Brasis’ é dar sentido a mesmice de entender que o povo tem culpa por todos os roubos das riquezas desta terra abençoada, desde as viagens por “mares nunca d’antes navegados’ até a falácia de “nunca antes neste país” se fez algo de bom…
    Os brasileiros do Centro-Sul e, principalmente, do Nordeste foram os que mais se beneficiaram das riquezas do Norte, nem por isso reclamamos… O que não pode é deixar de reconhecer, que a separação está institucionalizada a partir da estrutura jurídico-política desta Nação imposta pelos (des)governos que se sucedem… Discutir e reformular o “pacto federativo” já! Rever a malfadada “Lei Candir” já!, dentre outros… As riquezas estão se esvaindo pra Europa ou mesmo para o Centro-Sul-Nordeste, e, se cuidarmos “daqui a pouco” estamos de pires nas mãos… Vamos à luta!

  3. Nordestino Responder

    Se o Nordeste é essa maravilha, qual a razão dos nordestinos não ficarem lá? Será que é em razão dos políticos serem mais larápios do que do resto do país? Qual será o motivo??

  4. Molotov Responder

    lamentável,seus exemplos de grandeza do nordeste não se sustentam,não é de lá que vem lula,tiririca,genuino,collor,a família sarney,se no passado o nordeste foi o motor do Brasil,os dias são outros,temos uma locomotiva chamada São Paulo,a bem da verdade cansada de carregar o restante do país nas costas,se o divisão física não é possível, a ideológica é mais que evidente.

  5. mosquito encebado Responder

    eles nos deram:
    collor,sarney,rennan,genuino,acm,genebaldo,joão alves o abençoado que ganhou mais de vinte vezes na loteria,é do nordeste que vem lula a pior invenção da política brasileira e etc…etc…
    eu sou paraense estou fora da base(pará)sou a favor de dividir sim o Brasil fisicamente,fiquemos com o Brasil que pensa,o Brasil que produz,a petralhada pode ficar com o mapa tingido de vermelho,inclusive com o Pará que disse sim a bandalheira votando na Dilma e sua gang.
    sugiro que a partir de 2015 seja instituído dois países,nós o Brasil de verdade e a porção vermelha seja declarada como “estados fudidos do Brasil”.
    antes que alguém me chame de radical,só estou fazendo o que foi sugerido pelo lula,foi ele quem incitou a divisão.
    nessa separação,o vale do jequitinhonha vai de lambuja pra vocês,foi lá que deu a vitória a Dilma em minas.

Deixe seu comentário

Posts relacionados