Tecnologia de ponta é empregada na construção de túneis do projeto Ramal Ferroviário S11D

Continua depois da publicidade

Como parte das obras de implantação do Ramal Ferroviário, quatro túneis estão em construção em Canaã dos Carajás e Parauapebas. A alternativa foi pensada, a fim de assegurar a menor interferência ao meio ambiente. Serão os primeiros túneis a compor a logística de transporte norte da Vale. Para a atividade pioneira, tecnologia de ponta inédita em obras da empresa e na região está sendo empregada. Trata-se de robôs capazes de aplicar concreto, obedecendo ao comando de joysticks operados a dois metros de distância.

Braçomecânicotecnologianoramal_1

O processo garante maior segurança e agilidade à obra. Por meio de joystick, um operador distante cerca de 2 metros da atividade, movimenta um robô – braço mecanizado em um caminhão e executa todos os movimentos necessários para a projeção de concreto na parede, como levantar e baixar o braço e disparar o material. Além disso, com a atividade, o tempo necessário para finalizar a aplicação de cada betoneira de 7 metros cúbicos, que seria de 45 minutos pelo processo comum, reduz para apenas 20 minutos.

A previsão é que todos os túneis, com profundidade variando entre 500 a 985 metros, sejam concluídos em 2015. A proposta de construção faz parte de estudo feito pela Vale para a definição do traçado do Ramal, com a premissa de garantir a menor interferência ambiental. Além dos túneis, foi projetada a construção de viadutos rodoviários e pontes, a fim de minimizar impacto a travessia de pessoas, animais e veículos. O projeto abrange ainda a construção de passagens especiais para fauna, que irão reproduzir o habitat dos animais e facilitar a segurança e circulação de animais silvestres em área de floresta.

O Ramal Ferroviário terá 101 km de extensão. O projeto integra o Programa de Capacitação Logística Norte  (CLN S11D), um investimento estratégico para a Vale e para o Brasil, ao criar condições logísticas necessárias para transportar e embarcar o minério de ferro que será produzido pelo Projeto Ferro Carajás S11D.  As obras foram iniciadas em fevereiro de 2014 e a previsão é de que sejam concluídas no segundo semestre de 2016.

1 comentário em “Tecnologia de ponta é empregada na construção de túneis do projeto Ramal Ferroviário S11D

  1. Anônimo Responder

    Moro no bairro tropical I bem no próximo onde uma empresa está trabalhando para VALE estão efetuando detonações sem si quer avisar para os moradores próximo da obra,nossas casa tremem toda quando a detonações no local penso que os moradores deveriam ser avisados acerca das detonações que há naquele local,os resquícios ,poeira, sobem a metros de altura e o medo de pedras serem lançadas nas casas eles deveriam ter um pouco de respeito com os moradores daquela área…

Deixe seu comentário

Posts relacionados