Fomento à cultura é tema de programa da Fundação Vale em Parauapebas. Em relação ao Centro Cultural, antiga dívida da mineradora, nenhuma palavra.

Continua depois da publicidade

Da Assessoria de imprensa da Vale vem a notícia informando que a Fundação Vale, por meio do Programa AGIR – Apoio à Geração e Incremento de Renda –  está ministrando cursos de formação à 17 produtores culturais de Parauapebas. Bom saber que a mineradora tem incentivado a cultura local, mesmo que, por outro lado, esteja há mais de quatro anos atrasada com a entrega do Centro Cultural de Parauapebas, que deve aos trabalhadores do município fruto de acordo em ação trabalhista relativa às horas it itineres dos trabalhadores de Carajás. Quiçá este pequeno gesto de ajuda da mineradora à cultura local traga agilidade na entrega do espaço devido pela empresa, que certamente fomentará bastante a cultura em Parauapebas. Leia a nota da mineradora:

Produtores culturais de Parauapebas estão participando do curso de Formação Integrada em Plano de Negócios Criativos e Planejamento de Empreendimentos Culturais, promovido pela Fundação Vale, por meio do Programa AGIR Criativo. A iniciativa promoverá formação integrada para cerca de 17 profissionais inscritos e focará na elaboração de planos de negócios culturais.

Por ser um programa de incremento e geração de renda, o AGIR Criativo, selecionará projetos, durante a fase de capacitação, para liberação de capital para fomentar empreendimentos sociocriativos que contribuam para o desenvolvimento local sustentável.

A primeira fase do programa acontecerá de 9 de outubro a 14 de novembro, quando será oferecida, gratuitamente, a formação integrada em Plano de Negócios Criativos e Planejamento de Empreendimentos Culturais, além de orientação estratégica e administrativa. Os trabalhos selecionados nesta fase entrarão em processo de incubação, ou seja, receberão recursos e consultoria para implementar o negócio. O empreendedor cultural receberá orientações desde a fase de produção até a comercialização do produto, passando por questões de gestão do negócio, marketing, compra de matéria prima e/ou insumos e acesso a novos mercados.

O AGIR Criativo também será desenvolvido em São Luiz, Maranhão.