Equipamentos para projeto de cobre em Carajás deve ser desembarcado em novembro

Continua depois da publicidade

A Avanco Resources informou hoje (7) que os equipamentos adquiridos para o projeto de cobre Antas North, em Carajás (PA), devem ser descarregados e levados para o site antes do fim de novembro. A mineradora disse que o embarque das máquinas, como moinho de bolas e células de flotação, está agendado para o meio de outubro, saindo do porto de Houston (EUA).

Segundo uma fonte que prefere não ser identificada, a Avanco se beneficiou de cancelamentos de encomendas e ganhou tempo e descontos na aquisição de equipamentos nos Estados Unidos e na Europa.

A Avanco vai gastar cerca de US$ 7 milhões com os equipamentos de britagem, moagem, flotação e filtração, incluindo frete e impostos. Até o momento, a companhia desembolsou aproximadamente US$ 5 milhões.

A mineradora afirmou que, assim que obteve, no início de setembro, a concessão de lavra para cobre e ouro para os municípios paraenses Canaã dos Carajás, Curionópolis e Parauapebas, enviou seus engenheiros para os Estados Unidos para acompanhar o carregamento do moinho de bolas e das células de flotação. Os equipamentos estão sendo fornecidos como um circuito completo de moagem e flotação.

O moinho de bolas Dia 12’x24′ vem com caixa de marchas, motor elétrico e embreagem. A capacidade de moagem da máquina é de 400 mil toneladas por ano de ROM e possui oportunidade de incrementar o rendimento do cronograma do planejamento de mina.

Segundo a Avanco, as células de flotação estão sendo reunidas em Houston (EUA) e vão acompanhar o moinho de bolas na vinda para o Brasil. A mineradora informou também que foi notificada pela Metso que a primeira remessa dos componentes para o filtro desaguador está pronta para ser despachada para o site.

O circuito de britagem vai ser o primeiro a ser montado e comissionado, de acordo com a Avanco. A empresa disse que a fabricação local do equipamento tem progredido bem no Brasil.

O processo de produção de concentrado de cobre em Antas North será realizado com a extração do ROM na cava a céu aberto; o material passará por britagem, depois moagem, flotação e desaguamento, quando terá o concentrado de cobre que será vendido para os clientes. O restante é enviado para a barragem de rejeitos.

Os equipamentos para Antas North incluem britador de mandíbula e britador secundário de cone com peneira, que estão sendo fabricados no Brasil; moinho de bolas e células rougher, produzidos nos Estados Unidos. E o filtro da Metso, fabricado na Europa. (NMB)

2 comentários em “Equipamentos para projeto de cobre em Carajás deve ser desembarcado em novembro

Deixe seu comentário

Posts relacionados