Situação dos moradores da “Área do Linhão” é discutida na Câmara Municipal de Parauapebas

Continua depois da publicidade

Representantes da Vale, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), judiciário, vereadores e a comissão dos moradores da “Área do Linhão” estiveram reunidos na manhã da sexta-feira, 26, na Câmara Municipal de Parauapebas, para deliberar sobre a situação dos ocupantes da área.

IMG_3478.v01

A região que ficou conhecida como “Área do Linhão” abrange três bairros, Tropical I e II e ainda o Ipiranga. Nesse trecho há cabos de alta tensão, embaixo dos quais foram construídas casas. De acordo com os próprios moradores, cerca de 900 famílias moram nesse perímetro. O soldador Romário Cardoso é um deles. Ele conta que parte das famílias que estão lá, foram assentadas pela própria prefeitura e há outras que ocuparam por conta própria, pois não tinham condições de obter moradia em outro local.

Na quinta-feira, 25, foi realizada uma outra reunião com representantes da Vale e da Secretaria Municipal de Habitação, que resultou na suspensão por seis meses da liminar que havia determinado a reintegração de posse da área, por parte da mineradora.

Durante a reunião dessa sexta, o advogado dos moradores do “Linhão”, Tony Araújo, apresentou três sugestões para resolução do problema: “A primeira seria a Vale retirar os linhões dos loteamentos e a prefeitura regularizaria a área. A segunda, que a prefeitura comprasse lotes vagos existentes nesses loteamentos, fora da área de risco e assentasse as famílias ou, a mineradora e o município poderiam adquirir uma outra área, urbanizar e assentar essas famílias”.

Juiz Líbio Moura falou da necessidade de cadastrar as famíliasJuiz titular da 3ª Vara Criminal de Parauapebas, Líbio Araújo, falou da necessidade de ser realizado um levantamento para cadastrar as famílias que realmente precisam.

O presidente da Câmara, Josineto Feitosa, se comprometeu em encaminhar um ofício para a prefeitura, solicitando a apresentação do cadastro das famílias do “Linhão” dentro de 90 dias. A ideia é agilizar o processo, já que segundo a comissão dos moradores, a Secretaria de Habitação se comprometeu a realizar esse cadastro, mas não estabeleceu prazo.

“Nós não podemos esperar, nosso caso é de urgência porque estamos em uma área de risco. A qualquer hora um fio de alta tensão pode cair sobre as nossas casas e vitimar muitas pessoas”, destacou Romário.

Estiveram presentes também à reunião os vereadores Bruno Soares (PP), Francisco Pavão, João do Feijão, Ivanaldo Braz, Odilon Rocha ambos do Solidariedade e Irmã Luzinete (PV), o presidente da OAB Subseção de Parauapebas e o Secretário Municipal de Segurança Institucional, Hipólito Gomes.

Por Nayara Cristina/ASCOM-CMP

1 comentário em “Situação dos moradores da “Área do Linhão” é discutida na Câmara Municipal de Parauapebas

  1. Laura Responder

    Boa noite. Estou fazendo um estudo sobre Parauapebas e estou procurando pelo Plano Estratégico do município. Não o encontrei no site da prefeitura. Vocês saberiam me dizer como posso ter acesso a esse plano? Obrigada.

Deixe seu comentário

Posts relacionados