Parauapebas contará com novo sistema de transporte coletivo após 20 anos

Continua depois da publicidade

OnibusUm dos maiores anseios da população de Parauapebas começou a ser atendido com a entrega de 17 unidades da nova frota de ônibus que vai atuar no transporte coletivo urbano da cidade. Os mais de 20 anos de precariedade serão deixados pra trás com a chegada dos novos veículos que contam com acessibilidade, climatização e todo o conforto merecido pelos usuários desse serviço público.

Os novos ônibus foram apresentados pela Central de Cooperativa de Vans na manhã desta segunda-feira (29), em uma cerimônia que contou com a presença do prefeito Valmir Mariano e demais autoridades. “Nossa Parauapebas vai ser referência no país, primeiro porque toda a frota contará com a acessibilidade e segundo por conta do serviço ser operado por uma cooperativa com mais de 300 cooperados, o que vai gerar benefícios para a economia da cidade” declarou o prefeito durante o seu discurso.

Onibus2De acordo com a direção da Central na próxima segunda-feira (6) os novos ônibus entrarão na rota e até o final de outubro pelo menos 60 ônibus estarão rodando na cidade, assim como as capacitações e treinamentos para condutores já estão começaram. Inclusive, de acordo com o titular da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), Hipólito Gomes, a qualidade na prestação desse serviço para a população é uma das condicionantes para a permanência da cooperativa na operação do transporte coletivo municipal.

Hipólito Gomes destacou também que já foi contratada uma consultoria para realizar estudos das rotas em parceria com equipes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) e informou que foi montado um comitê gestor, com integrantes do governo municipal e da Central, para fazer o acompanhamento de todos os processos que vão mudar o transporte público em Parauapebas.

Onibus3O modelo de gestão da cooperativa também vai mudar o que vai implicar diretamente na redução de problemas quanto à condução dos veículos. “Os ganhos dos cooperados passarão a ser global e não mais em cima da produção de cada um, eliminando assim a competitividade que havia entre os condutores”, informou o titular da Semsi.

Após a cerimônia, os 17 ônibus percorreram as principais avenidas da cidade, ação que oportunizou a população prestigiar os novos modelos de veículos para transporte coletivo. “Até que enfim esse problema das vans está sendo resolvido, a gente não aguentava mais. Estou muito feliz e satisfeita”, destacou a autônoma Terezinha Gomes Ferreira, que reside no bairro Cidade Nova, e assistiu a passagem dos ônibus.

Fonte e Fotos: ASCOM PMP