Semsa realiza ação de combate às hepatites virais

Continua depois da publicidade

Durante toda semana uma equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde visitou manicures de alguns bairros de Parauapebas para oferecer informações e convidar as profissionais a realizarem o exame de Hepatite. A iniciativa faz parte de um projeto piloto de combate às hepatites virais que nesta primeira etapa foi realizada nas unidades de saúde dos bairros Jardim Canadá, Da Paz e Liberdade I e II.

semsaDe acordo com o coordenador do CTA, Allan Miranda, manicures e clientes devem estar atentos aos cuidados para evitar a transmissão de doenças como as hepatites B e C. “É necessário manter os instrumentos que serão utilizados para fazer as unhas devidamente esterilizados, mas o ideal é que cada pessoa tenha seu próprio kit”, afirmou Allan.

No ato do teste, cada pessoa recebe um kit com alicate, pinça, afastador de cutícula, lixa, preservativo masculino e feminino, além de panfletos informativos. Allan Miranda lembrou que vacina contra a hepatite B está disponível em todas as unidades de saúde para pessoas com até49 anos e que crianças entre 12 e menor de 24 meses podem tomar a vacina contra Hepatite A.

kitTatiele da Silva Oliveira considerou válida a ação dos técnicos da Semsa. “Sempre tenho cuidados com minhas clientes, mas considero essas informações importantes para minha profissão e saúde”, afirmou a manicure.

Já o ajudante de pedreiro, Antônio Alves, 35 anos realizou o teste de hepatite pela primeira. “Quando soube que o teste estava sendo realizado na unidade de saúde resolvi fazer porque nunca tinha feito esse tipo de exame. Agora estou tranquilo porque o resultado foi negativo”, declarou o morador do Bairro Novo Horizonte. 

Desde 2012, foram diagnosticados 65 casos entre hepatites B e C em Parauapebas. O teste para hepatite B e C é realizado no CTA, de segunda a quinta-feira, no horário de 8 às 12h e 14h às 18h. O CTA fica localizado na Rua P, nº 38, Bairro União.

Texto: Anderson George – Fotos: Anderson Souza