Terminal no Pará é o primeiro a operar dentro da nova lei dos portos

Continua depois da publicidade

A ADM (Archer Daniels Midland), gigante do agronegócio mundial e sexta maior exportadora do Brasil, na última semana, comemorou a inauguração do seu novo terminal portuário, situado na cidade de Barcarena, a 110 km de Belém (PA). Com investimento total previsto de US$ 200 milhões, inclusive para sua ampliação, o terminal, ressalta a administração da ADM, é o primeiro a entrar em operação após a vigência da nova Lei dos Portos (12.815/2013) e defende que sua localização estratégica favorecerá a multimodalidade de transporte, com previsão de integração do escoamento de grãos por hidrovia, rodovia e ferrovia.


Terminal terá capacidade inicial de operação para exportar 1,5 milhão de toneladas, devendo passar para 6 milhões já em 2016

Valmor Schaffer, presidente da ADM América do Sul, afirma que com o novo terminal se inicia uma história e que a localização geográfica e a multimodalidade fazem desse terminal um investimento estratégico, “pois ele reduz o custo de transporte das regiões originadoras de grãos do Centro-Oeste, e aproxima a produção dos países de destino da Europa e da Ásia”.

De acordo com as informações institucionais, o terminal inicia a operação com capacidade para exportar 1,5 milhão de toneladas e até 2016 deverá operar com 6 milhões de toneladas. “A união e o empenho de muitos tornou este projeto viável. Encontramos no Pará um estado em pleno desenvolvimento, que nos recebeu com atenção e respeito”, acrescentou Schaffer.

O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, César Borges, parabenizou a ADM pelo seu investimento e destacou a importância do terminal dentro do atual cenário logístico do Brasil. “É muito bom vermos uma companhia como a ADM mostrar confiança e investir no nosso País”, afirmou. O governo federal, segundo ele, tem procurado planejar os modais de transporte para que o País tenha uma logística eficiente e compatível com a concorrência internacional, a fim de exportar melhor, mais rápido e barato. Nesse contexto, a parceria com a iniciativa privada e com empresas como a ADM é muito importante. O estado do Pará também tem um papel estratégico nessa visão global do País. “Quando se olha para a logística, o melhor caminho se dirige ao Pará, principalmente para a exportação agrícola”, acrescentou o ministro, ao mencionar a importância do Estado na produção de grãos acima do paralelo 16. (Portogente)