Parauapebas vai implantar centro tecnológico para materiais ferrosos

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Desenvolvimento do município de Parauapebas pretende implantar um centro tecnológico para materiais ferrosos na cidade. A declaração foi feita pelo secretário Municipal de Desenvolvimento, Wander Nepomuceno (foto), na manhã de hoje (22), durante um evento realizado pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Wander_thumbO Centro Tecnológico de Parauapebas (Cetep), segundo Wander Nepomuceno, funcionará como um suporte às ações de verticalização da cadeia mineral, com ênfase em produtos para siderurgia. O Cetep visa contribuir com a identificação de oportunidades com granulados, finos, rejeitos, produtos reciclados fundidos e com processos de retroalimentação.

“Temos o objetivo de criar um centro de excelência em tecnologia de materiais ferrosos. Contribuir para a verticalização da cadeia mineral, com a geração de empregos e de renda na região sudeste do Pará, tendo o desenvolvimento tecnológico e o relacionamento com a indústria extrativa mineral como bases de competitividade”, disse Nepomuceno.

Em sua palestra sobre a visão do futuro de Parauapebas, o secretário disse que o Cetep tem como estratégias atender às necessidades da indústria extrativa mineral e sua cadeia de fornecedores e clientes; antecipar as demandas com oferta de produtos e serviços; e contribuir na manutenção da liderança do mercado mundial de minério de ferro.

“Nós pretendemos gerar valor ao empreendedor, por meio da aplicação de conhecimentos científicos e tecnológicos aos processos e produtos, criando diferencial competitivo para a cadeia da indústria extrativa mineral, proporcionando conhecimento científico”, afirmou Nepomuceno.

“O desenvolvimento tecnológico precisa ser impulsionado como estratégia de defesa, devido às pressões de clientes e concorrentes da Vale, mesmo com a companhia estando bem posicionada para sustentar seu crescimento em minério de ferro”, afirmou o secretário.

Nepomuceno não deu detalhes sobre o valor do investimento para construir o centro, nem informou uma data específica de inauguração. Ele afirmou que a Secretaria de Desenvolvimento do município de Parauapebas possui uma agenda de análises e estudos já programada.

O secretário disse que, desde 2000, o Brasil perdeu participação no mercado mundial de minério de ferro, caindo de 20% para 12,5%, segundo dados do DNPM e do Ibram. Ele culpa os governos estaduais pela diminuição, afirmando que a má gestão atrasou diversos projetos de mineração no Pará.
“Parauapebas é a cidade que mais contribui para a balança mineral brasileira. O município exporta 96% de sua produção mineral. É a cidade mais importante para manter a estabilidade econômica do país. Nós precisamos muito de um centro tecnológico”, disse.

O secretário comparou a evolução do setor mineral do Pará com a de Minas Gerais. Segundo ele, o Estado do Sudeste está “bem a frente do Pará, porque possui mais centros de pesquisa e mais profissionais competentes”.

Palestra
Nepomuceno é engenheiro de minas pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-graduação na Colorado School of Mining, nos EUA, e faz mestrado na Fundação Getúlio Vargas, com uma tese sobre o futuro de Parauapebas. O secretário trabalhou por 28 anos na Vale.

O secretário de Desenvolvimento de Parauapebas ministrou, na manhã de hoje (22), uma palestra na abertura do curso “Desenvolvimento Socioeconômico de Municípios Mineradores”, que faz parte do programa Territórios com Mineração.

Criado por meio de um convênio entre Seicom e UFPA, o programa pretende fortalecer a gestão pública de municípios mineradores do Estado. Com duração de agosto a novembro, a iniciativa promove quatro cursos de extensão, que têm como público-alvo vereadores, representantes do terceiro setor, instituições de ensino e pesquisa, agências de desenvolvimento local e empresários locais.

Por Fernando Osório – NMB

9 comentários em “Parauapebas vai implantar centro tecnológico para materiais ferrosos

  1. Cidadão de bem Responder

    O difícil é acreditar que esse cidadão tem todos esses títulos acadêmicos, mas não tem o mínimo de humildade para dar um bom dia a alguém!

  2. vitor Responder

    Cada hora um “lari lari”, e aquelas usinas para processarem alcool a partir da batata doce para incentivar a agricultura familiar, que o prefeito cogitou recentemente inclusive relatado aqui no blog, COMO FICOU , COMO ESTA O ANDAMENTO DESTE PROJETO????

  3. Eleitor Responder

    Quando isso? Mais um vendedor de Ilusões. A SEDEN deveria viabilizar industria para região. Esquece o Ferro.

Deixe seu comentário

Posts relacionados