Manifestantes interditam a portaria de Carajás em protesto contra a Vale e Jatene cancela visita que faria à Parauapebas

Continua depois da publicidade

Interdição da portaria de Carajás - Foto Vinícius NogueiraCerca de 100 manifestantes bloqueiam desde às 5 horas desta segunda-feira a portaria de acesso ao Projeto Carajás, em Parauapebas. Eles protestam em virtude de uma liminar concedida pela justiça que manda retirar cerca de 400 famílias residentes em uma área que ficou conhecida como “Linhão”, nos bairros Tropical I e II e Ipiranga.

Segundo os autos, que tem como requerente a Vale, o despejo das famílias está previsto para o próximo dia 30. Em protesto contra o descaso da Vale, uma manifestante chegou a se acorrentar em uma pilastra na guarita de acesso à Carajás durante o manifesto.

Interdição da portaria da Vale em Carajas 21-9

Com a interdição da portaria, a visita que o govenador Simão Jatene faria à Parauapebas na manhã de hoje foi cancelada. Segundo a assessoria do governador, ainda não há previsão de quando essa visita acontecerá.

Nota da Vale

Em relação à ocupação na região do bairro Jardim Tropical II, a Vale esclarece que a área está localizada em faixa de servidão de linhas de transmissão de energia de alta tensão, existentes há mais de uma década. Apesar de se tratar de uma zona de alta periculosidade, que se encontra devidamente sinalizada, o terreno vem sendo ocupado irregularmente nos últimos meses.

Diante do alto risco de fatalidade e para prevenir ocorrências que coloquem em risco a vida das famílias que ocupam o local, a Vale requereu ao Tribunal de Justiça do Pará a reintegração de posse.

Em 20 de agosto deste ano, a Justiça concedeu liminar determinando a  desocupação imediata e urgente da faixa de terra. Para a decisão, conforme consta no documento, foi considerado justamente o elevado risco de descarga elétrica e o grave e iminente risco de vida às pessoas que invadiram e ocupam o local irregularmente.

A Vale reitera seu compromisso com a segurança de suas operações, bem como das comunidades onde atuamos. A empresa reforça seu respeito aos moradores e permanece aberta ao diálogo, para continuidade do bom relacionamento nas localidades onde mantém operações.

5 comentários em “Manifestantes interditam a portaria de Carajás em protesto contra a Vale e Jatene cancela visita que faria à Parauapebas

  1. Coisa de Darci Responder

    É Zedudu, herança do governo do PT que criou o Bairro Tropical para dá em troca de voto. Administração de Darci é responsável pela invasão. Não impediu. agora aguenta povão. mete a policia

  2. Pers Picácio Responder

    É sempre assim. Fecha-se a portaria da Vale para tudo. Apesar de que desta vez a companhia está ligada diretamente ao caso, porém, existe outro agente envolvido mais do que direto que é a Prefeitura.
    Foi o governo municipal(anterior, mas é governo) o autor da instalação de moradores ali.Duas Perguntas: A Vale não viu que o local seria urbanizado e impediu a tempo? A Prefeitura não sabia que o local é impróprio para moradia?. O linhão já existia e tudo correu sem gestão nenhuma, agora vem o impasse.
    Eita brasilzinho!!

  3. Cidadão de bem Responder

    É só descer o porrete nesses vândalos, por a tropa de choque pra meter o cacete em todo mundo, sem piedade!

Deixe seu comentário

Posts relacionados