Rapidinhas

Continua depois da publicidade

Biometria
Parauapebas passará por um recadastramento eleitoral em 2015/2016, quando a 075ª Zona Eleitoral deverá recadastrar biometricamente todos os eleitores. No Pará, o recadastramento está sendo feito desde 2009, o que torna obrigatório o comparecimento de todos os eleitores dos municípios em que ocorrerá a revisão à sua respectiva Zona/Posto de Atendimento, tanto para a coleta dos novos dados quanto para a confirmação do endereço.

Mineração
Segundo levantamento do Simineral, dos US$ 15,8 bilhões em exportações totais do Pará em 2013, as indústrias de mineração e transformação mineral responderam por 88% deste valor. Juntas exportaram US$ 13,9 bilhões, fazendo do setor mineral o grande vetor de crescimento do comércio exterior paraense.

Emprego
O segmento também continua sendo um dos maiores geradores de emprego. No ano passado, o segmento gerou 271 mil empregos diretos e indiretos no Pará, em 2013. Conforme o sindicato há uma demanda de 99 mil novos postos de trabalho por conta da expansão e instalação de novos projetos minerais, no estado.

Que feio!
O presidente da Câmara Municipal de Parauapebas mostrou total desconhecimento do Regimento Interno nas últimas sessões. Primeiro por ter agido de forma açodada em relação a composição da Comissão Especial de Investigação instaurada naquela Câmara para investigar a compra de contraceptivos. Depois no agendamento de uma sessão extraordinária visando discutir, em segunda votação, a suplementação financeira ao orçamento 2014 sem que os prazos previstos fossem obedecidos. Na primeira tomou um toco da juíza Adelina Silva, no segundo dos seus pares mais atentos ao regimento.

Muita prosa
Por falar em Regimento Interno, a Câmara de Parauapebas deveria fazer, urgentemente, algumas alterações do daquela casa. Esse negócio de não haver nenhum critério para que os nobres edis usem a palavra está tornando as sessões muito longas e cansativas. Também pudera, a maioria dos vereadores são prolixos, sem objetivo e altamente demagógicos quando usam a tribuna.

Evento
No próximo dia 22 de setembro, a Seicom e a UFPA realizam em Parauapebas o curso “Desenvolvimento Socioeconômico de Municípios Mineradores”, ministrado pelo professor doutor João Márcio Palheta, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade. O evento integra uma das políticas definidas pela Seicom através do projeto “Desenvolvimento de Territórios com Mineração”, que foi iniciado com um programa de qualificação executado por meio de convênio com a Universidade Federal do Pará (UFPA).

Evento II
Pelo menos dez jornalistas dos grandes centros estarão presentes ao curso. Entre eles o paraense Lúcio Flávio Pinto.

Trânsito
O professor Eder Garcia, 43 anos, faleceu nesta quarta-feira em Parauapebas vítima de um acidente de trânsito quando se dirigia ao trabalho em uma motocicleta. Eder, que era professor no Senai e faria 44 anos no próximo domingo, é mais uma vítima desse trânsito transloucado de Parauapebas. Estatísticas apontam que Parauapebas está, proporcionalmente, entre os municípios onde o trânsito mais mata no Brasil.

Pesquisas
Nota retirada em cumprimento a ordem judicial (Notificação 1876/214 – SJ/CPRO/SCJ)  referente a representação 2914-53-2014.6.14.000 do Ministério Público Eleitoral, de 03/10/2014 e recebida via Correios em 08/10/2014

10 comentários em “Rapidinhas

  1. JF Responder

    Parabéns para o chefe de Gabinete apesar de não saber o regimento da câmara , pelo menos ele não é fogão como o procurador quando a PF teve lá ele não se escondeu

  2. Senna Responder

    Se a Vale investisse essa grana em cursos tecnológicos, construção de mais escolas e formação dos professores os benefícios seriam extremamente gratificantes.

  3. Lucas Santos Responder

    A situaçõ de nosso transito é caótica pelo fato de não haver um transporte público descente. Em qualquer lugar sério do mundo os motoristade vans de nossa cidade teriam suas CNHs caçadas de imediato. Melhore o transporte público que tudo melhora. TAÍ A SOLUÇÃO DE BOA PARTE DE NOSSOS PROBLEMAS NO TRANSITO.

    • Cidadão de bem Responder

      Lucas, o único motivo de ainda a prefeitura manter esses vanzeiros pilantras na cidade, é puramente pq o prefeito e vereadores tem o rabo preso com a cooperativa.

      Esses vanzeiros foram os formiguinhas da campanha eleitoral,tão logo se explica o motivo.

      Isso não vai mudar o prefeito e sua gangue são corruptos.

  4. Observador Responder

    Não só os veadores tem conhecer o regime interno da câmara mas todos que exercem cargos públicos !
    É lamentável observar a ignorância e falta de conhecimento do procurador geral , secretários e principalmente o chefe de gabinete do prefeito este s que deveria fazer a articulação política do governo e iinterface com a câmara orientando a base e defendendo os interesses do governo nos projetos do executivo.
    Este analfabeto funcional vive arrotando para os 04 cantos que não é político que trabalho ali e a cola que vereador só sabe pedir e não faz nada !
    Ele deve ajudar mais o prefeito e deixar de ser um burocrata e analfabeto político e apenas disser que é amigo do prefeito até porque amigo hoje em dia ele tem demais e isto só não basta !
    Ele e os demais devem fazer o dever de casa estudando o regimento da câmara para melhor ajudar o prefeito porque ser burocrata e ou mordomo não tem diferença e Parauapebas e o prefeito merece muito mais !

  5. Anonymous Responder

    …Também pudera, a maioria dos vereadores são prolixos, sem objetivo e altamente demagógicos quando usam a tribuna…
    Comentário pertinente.

  6. Beatriz Mariano Responder

    Boa noite, gostaria de saber se essa notícia de trânsito de quarta-feira é verdadeira..?

  7. Leandro Responder

    Zedudu e qual candidato de fora aparece mais bem colocada nessas pesquisas isso sem apresentar números já q a mesma não foi registrada no ter fala aí de fora qual candidato espero respostas

Deixe seu comentário

Posts relacionados