Pará tem o maior volume de financiamento de veículos novos e usados da região Norte.

Continua depois da publicidade

imagesO Pará apresentou, em junho, o maior volume de financiamento de veículos novos e usados da região Norte, com 11.148 unidades comercializadas. O estado também se destacou pelo maior número de vendas financiadas de motos na região, com 4.888 unidades comercializadas, superando os volumes dos outros tipos de veículos. O levantamento é da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG).

Além disso, foram financiados no estado 4.272 automóveis de passeio, 1.473 comerciais leves, 369 caminhões e 134 ônibus. No primeiro semestre do ano, o número de financiamentos de veículos no Pará foi de 75.334 unidades.

No Norte, que também engloba Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins, foram realizados 26.838 financiamentos em junho. No primeiro semestre do ano, foram financiados 176.524 veículos na região.

No Brasil, os veículos financiados atingiram 461.828 unidades em junho, entre automóveis leves, motocicletas, pesados e outros, apresentando uma queda de 13% frente ao mês anterior. Desse total, 230.121 foram de veículos novos e 231.707 foram de usados.

As concessões de crédito para financiamentos de veículos somaram R$ 12,6 bilhões em junho, uma queda de 12% sobre o mês anterior, e de 13%, quando comparado com junho de 2013. São levadas em consideração operações de Crédito Direto ao Consumidor (CDC), leasing e autofinanciamento (consórcio).

O SNG é uma base privada de abrangência nacional que reúne as informações sobre restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de concessão de crédito. Essa base é consultada e atualizada em tempo real pelas instituições financeiras.