TV da Confederação Nacional das Indústrias registra o Pará em documentário sobre o Brasil

Continua depois da publicidade

Equipe de reportagem da TV da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) veio ao Pará para registrar e documentar dados acerca do potencial industrial do estado, o painel do ambiente de atuação econômica, dos custos de produção, de investimentos que permitem o desenvolvimento da força mineral paraense e ainda conferir os fatores fundamentais para se investir no Pará.

O Pará foi o quinto estado a ser documentado pelo grupo, o qual já se encontra no Ceará para dar continuidade às gravações do documentário que irá ressaltar as potencialidades econômicas do Brasil. De acordo com o diretor de projetos, Bruno Passeri, o grupo ainda irá visitar mais nove estados.

A equipe, no período em que esteve no Pará, realizou várias imagens que revelam o ambiente econômico do estado, além de entrevistas e uma exclusiva com a economista e pesquisadora da Universidade federal do Pará (UFPA), Maria Amélia Enríquez, atualmente titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

Maria Amélia é doutora em Desenvolvimento Sustentável na Universidade Nacional de Brasília (UnB), tem mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e especialização em Teoria Econômica, no antigo Centro de Estudos Superior do Pará (Cesep/PA), hoje Universidade da Amazônia (Unama). Integra o board do International Society for Ecological Economics (ISEE) e, de maio de 2008 a julho de 2011, foi assessora da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério das Minas e Energia (MME) do Governo Federal.

A equipe de reportagem também conheceu o Espaço São José Liberto, onde fizeram imagens das rochas expostas e da movimentação no local, visitou os pontos de comercialização de joias criadas por designers paraenses e ainda recebeu o livro Joias do Pará: design, experimentações e tecnologia nos modos de fazer, uma publicação da equipe do Polo São José Liberto e Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (OS Igama).

Fonte: Agência Pará de Notícias