Valmir exonera a filha do cargo de coordenadora e a nomeia secretária de Planejamento

Continua depois da publicidade

Ninguém tropeça em montanhas. A montanha você vê e desvia. São as pedras pequenas que fazem você tropeçar e cair”.

A frase acima, já citada anteriormente em outro artigo, há algum tempo atrás, foi dita pelo atual prefeito de Parauapebas Valmir Queiroz Mariano.  Na época eu era um pequeno empresário e ele já recebia a indicação de empresário do ano do Pará. De lá pra cá venho tentando reconhecer as pequenas pedras que aparecem por onde ando, e, confesso, tenho caído menos.

Hoje, relendo o antigo artigo, chego a uma triste constatação. Nosso prefeito é daquele tipo de pessoa que não segue o que prega. Pelo menos é o que aparenta depois das últimas decisões tomadas por ele em relação à formação do quadro técnico da prefeitura de Parauapebas.

Há alguns dias nomeou sua filha Flávia Mariano para coordenar aquela que foi um dos gargalos desde o início de seu governo até bem pouco tempo atrás: a coordenadoria de licitações. Estava decretado ali o primeiro pecado.

O assunto polêmico virou pauta de discussão em igrejas, botecos, rodas de samba, agremiações políticas, etc. Uns acreditam que o cargo é de confiança e por isso o prefeito estava certo em nomear a filha. Outros, e aqui eu me incluo, acreditam que ter sido erro jurídico e, principalmente, político.

O assunto chegou aos tribunais. Valmir foi acionado judicialmente por ter nomeado filha. Recomendado a voltar atrás, o prefeito o fez no início da semana passada. Exonerou Flavia do cargo antes mesmo que ela tivesse tempo de tomar posse. Dias depois a justiça ratificaria o ato comunicando que o prefeito deveria exonerar a filha, pois, segundo a justiça, estava caracterizado o crime de nepotismo.

Exoneração

Naquele momento já havia a perda do objeto, a ação solicitava a exoneração da filha, coisa que já havia sido feito pelo prefeito. Porém, citando o poetinha Vinicius de Moraes: “são demais os perigos dessa vida”, o nobre gestor, acredito que em virtude da eterna gratidão que um pai deve ter a um filho que sempre está ao seu lado, cometeu seu segundo pecado. Nomeou a filha secretária municipal de planejamento.

Se juridicamente essa nomeação não lhe trará problemas, já que o assunto nomeação de parente para cargo de confiança já foi pacificado pelo STF, politicamente ela trará. E muitos. Valmir passará a ser conhecido como um político birrento que não cede aos apelos dos aliados e que acredita estar acima de tudo, até da justiça. Claro, porque esta segunda nada mais é do que uma tentativa infantil de ludibriar a lei, mesmo que não se possa questioná-la judicialmente.

Nomeação

A decisão foi tomada em um momento inoportuno. É público que o município precisa passar por uma reforma administrativa e isso já está sendo providenciado. O Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM – já teria, inclusive, entregue uma minuta das mudanças e estas estariam sendo analisadas pela PGM a pedido do prefeito. Uma dessas mudanças acontecerá justamente na Seplan. A ideia é fazer dela uma super secretaria de governo, onde seriam incorporadas as secretaria de desenvolvimento, gestão e planejamento. Se assim o será, porque nomear a filha agora?

Nos bastidores da PMP fala-se de um complô organizado pela família do prefeito com o objetivo de trocar secretários da alta confiança de Valmir Mariano. Este complô já estaria em curso há mais de quatro meses, dizem alguns aliados do prefeito, e como não alcançou o seu objetivo houve uma troca de tática. As pressões por trocas passariam a ser feitas em pessoas ligadas aos homens de confiança, o que minaria o poder destes, culminando com seus afastamentos por renúncia, já que suas ações seriam travadas ao ponto de fazer com que os mesmos passem a parecer incompetentes.

Esse tipo de coisa já aconteceu no passado. Porém, agora, são essas pessoas que estão carregando o governo nas costas. Se há uma sensível melhora nas avaliações políticas e de governo, estas se deram em virtude do trabalho elaborado e executado por essas pessoas.

Espero que tudo isso não passe de boatos e que a cidade continue um canteiro de obras.

7 comentários em “Valmir exonera a filha do cargo de coordenadora e a nomeia secretária de Planejamento

  1. Anônimo Responder

    Fazendo um complemento, porém de outro problema que envolve o sr. prefeito.

    Esta semana,próximo a minha rua, onde reside o filho do senhor prefeito, puseram fogo num lote próximo a casa do referido cidadão e em menos de 25 minutos chegaram os bombeiros e apagaram a ” queimada”. Eu fico indignado é que por diversas vezes, fazemos chamados ao corpo de bombeiros e nunca fomos atendidos, AGORA SÓ PQ É FILHO DO PREFEITO, O CORPO DE BOMBEIRO FOI RÁPIDO e EFICAZ…. ridiculo!

  2. Mauricio Responder

    Caro Vitor,
    Não pense muito,corre o risco de você ficar mais frustrado!. Minha opinião é que ainda não existe esse politico local com capacidade de influenciar pessoas a fazerem o bem a quem precisa de forma voluntaria. Durante as campanhas “se vestem” com a fantasia de cidadão humilde, dedicado, preocupado com os anseios da população, depois que chegam ao poder esquecem de tudo que prometeram. Em alguns caso é mais fácil se recebido pela Rainha da Inglaterra do que por um deles.

  3. VITOR Responder

    SÁBADO, passado assistimos o feito do PROGRAMA DO LUCIANO RUCK, NA TV GLOBO, SOBRE AQUELA ACADEMIA DE JUDÔ E DEMAIS MODALIDADES,AQUI DA CIDADE. EXEMPLO PARA NOSSOS POLÍTICOS, ALIÁS NENHUM SE ATREVEU A IR LA NEM COMO “PAPAGAIO DE PIRATA”, que exemplo deu aquela família aos nossos “mandatários”, chegar ao cumulo de pegar empréstimo pessoal no banco para tocar sua obra e seus sonhos de tirar menores da rua, dando lhes algo educativo. Tal feito era para ser do executivo local, onde se tem tamanha arrecadação mas pouco é feito pelas entidades beneficentes!!!
    QUE INVEJA DEVEM TER SENTIDO VER UM PERSONAGEM DE TV, PODER ARREGIMENTAR TANTAS PESSOAS , NUM SISTEMA DE VOLUNTARIADO, ONDE MOSTROU MAIS UMA VEZ QUE O POVO HUMILDE, QUANDO CONCLAMADO A TRABALHAR NÃO MEDE ESFORÇOS!!! FICO A PENSAR QUAL DOS NOSSOS POLÍTICOS LOCAIS TERIA ESTE CARISMA DE MOBILIZAÇÃO EM PROL DESDE NOSSO PROMISSOR MUNICÍPIO!

  4. robson Responder

    Todos esses assuntos não me interessa… nem um pouco.
    Isso é problema de políticos.
    quero ver minha cidade crescer e estou vendo.
    o que não pode é a gente se acostumar com o dinheiro público indo pro bolso de uns e a cidade em nada crescer…
    Se legal não sei… nem cabe a mim.. quero ver obras!

  5. Luiza Responder

    Excelente explancacao!!! Muito bom tomar conhecimento(mesmo distante) do que estar acontecendo no cenario politico do municipio da cidade que eu vi nascer.

  6. Carlos Antonio Damasceno Responder

    Desde o inicio do governo valmir a licitação virou um troca troca. Gente do Tocantins, Belém e nada dava certo. Havia demanda com atraso de quase um ano. Foi indicado o senhor Agenor para coordenar o setor. Depois de um ano com a “casa arrumada”, setores contrários a atuação do coordenador e com a intenção de colocar pessoas de sua confiança conspiraram para a mudança no setor. Na verdade isso nada mais é de que conflito de interesses de grupos políticos dentro da pmp. Essas pessoas não estão preocupadas com a atuação positiva do governo e nem com a sorte da comunidade, estão sim priorizando mais seus interesses pessoais…olhando mais para seus umbigos.

Deixe seu comentário

Posts relacionados