Vale e Prefeitura de Canaã dos Carajás firmam convênio para melhorar o abastecimento de água do município

Continua depois da publicidade

downloadvbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbA parceria também prevê a implantação de um laboratório de análise da qualidade da água que é distribuída na cidade.

Vale e Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás formalizaram um convênio para viabilizar ampliação e melhorias na captação de água da barragem do Rio Verde, que abastece a cidade, assim como a implantação de um laboratório de monitoramento do tratamento e controle da qualidade da água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Canaã dos Carajás.

Entre as melhorias previstas estão a substituição do sistema de captação de água por outro de maior eficiência e a construção de dois poços artesianos no Bairro Jardim das Palmeiras. Essas obras vão permitir aumentar a disponibilidade de água para a cidade, bem como a qualidade da água oferecida à população, de forma ordenada e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento regional.

O convênio prevê o aporte de recursos de até R$ 2.751.280,97 pela Vale, em valores parcelados e condicionados à apresentação e validação da execução financeira das obras, que ficarão sob a responsabilidade do Município, por meio de empresa contratada.

969798_176969879136255_116027123_n

A iniciativa visa à melhoria contínua da qualidade de vida da comunidade local e está prevista no Programa de Apoio à Gestão Pública Municipal, dentro do Projeto de Saneamento Básico, definidos com base nos resultados apontados pelo diagnóstico participativo e integrante do Programa de Educação Ambiental do Projeto Ferro Carajás S11D, em fase de implantação pela Vale.

Outras contribuições da Vale neste sentido foram a adequação, revisão e complementação dos projetos básicos do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) e do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Canaã dos Carajás, além do apoio para a elaboração do plano de saneamento municipal, por meio de contratação da empresa Terra Meio Ambiente em 2013, e do projeto executivo do futuro aterro sanitário do município, em 2014.

Os documentos foram protocolados na Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) com o objetivo de auxiliar o município na obtenção de recursos para a implementação das ações previstas nos projetos, o que viabilizou a assinatura de um convênio, no valor de R$ 16.932.450,06, entre Prefeitura Municipal de Canaã e FUNASA.