Turismo: com a presença do ministro, VII FITA começa nesta terça-feira em Belém

Continua depois da publicidade

Palestras, seminários, congressos, city tour e até caminhada até o novo Terminal Turístico de Belém fazem parte da programação oficial da VII Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), realizada de 20 a 23 pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

TurismoO credenciamento para o evento começa às 8h30 desta terça-feira, dia 20, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas e a abertura oficial será às 10 horas, com apresentação do Coral Vale Música e as presenças do Ministro do Turismo, Vinicius Nobre Lages, do governador do Pará, Simão Jatene, do Secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, do presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), marcelo Mendes, representantes do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), da Confederação Nacional do Turismo), entre outras representações do setor.

Com o tema “Promoção dos Produtos Turísticos Amazônicos e a Qualidade na Prestação dos Serviços”, a Fita tem como foco principal a qualificação do trade local a partir da troca de experiências e da comercialização direta do destino Pará com, buyers e suppliers convidados de vários países. O evento também vai proporcionar a apresentação de Belém como destino prioritário para o segmento de turismo de eventos, já que a Paratur convidou mais de 20 decision makers (tomadores de decisão) representantes de entidades de classe que realizam grandes congressos no Brasil.

“A Fita de 2012 projeto uma movimentação de US$ 60 milhões de dólares até o momento. Ao mudarmos de estratégia, em que deixamos o formato de exposição de produtos em estandes e priorizamos a comercialização e qualificação de produtos e serviços, queremos aumentar em 20% no mínimo essa projeção para daqui a dois anos, quando realizaremos a oitava versão da feira”. Diz Marcelo Mendes, presidente da Paratur, ao garantir que a participação do Pará em cerca de 14 eventos nacionais e internacionais entre 2013 e 2014 e a entrada do Pará na rota de duas companhias internacionais, a Tap, de Portugal, e a Tam, dos Estados Unidos, reforça ainda mais essa expectativa.

Adenauer Góes, secretário de Estado de Turismo, diz que “os avanços e desafios do Pará sob a ótica do planejamento do turismo continuam sendo de que o Estado compreenda cada vez mais o turismo como atividade econômica”.  Para ele, “a Fita é um instrumento que fortalece e energiza nesta direção. Como parte da programação oficial da Fita, no próximo dia 23,  faremos uma caminhada até o novo Terminal Turístico de Belém, que na ocasião será inaugurado. Esta caminhada simboliza que o Pará está seguindo o rumo certo, que o Governo do Estado cumpre o seu papel ao garantir infraestrutura adequada para receber os turistas e também atender a demanda daqueles que vivem aqui”. Complementa o secretário, ao lembrar que há cerca de dez anos atrás o fluxo turístico do Pará não chegada a 500 mil visitantes ao ano, hoje ultrapassa um milhão de turistas que deixam uma renda superior a 500 milhões de dólares por ano.

A programação científica da Fita começa às 10h30 com a palestra “Criando Valores para o Mercado Turístico Encantar o Cliente”, proferida por Luiz Almeida Marins Filho, pós-graduado em Antropologia na Macquarie University (Austrália) e USP. Consultor da Anthropos Consulting e da Anthropos Motivation & Success.