ITV desenvolve sistema digital para identificação de plantas

Continua depois da publicidade

ITV ValeUma tecnologia, em desenvolvimento pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV),  vai agilizar a identificação de espécies vegetais. Trata-se do Digital Plants, um sistema que vai permitir, a partir de uma simples fotografia de uma folha, obter resultados de uma planta, como nome da espécie vegetal, local onde é possível encontrá-la, entre outras, informações que serão reunidas em uma base de dados. A Universidade Federal do Pará (UFPa) e a Universidade do Estado de São Paulo (UNESP) são parcerias no desenvolvimento do projeto. Os primeiros trabalhos estão sendo realizados inicialmente na Reserva Natural Vale, em Linhares (ES),  uma das maiores áreas protegidas de Mata Atlântica brasileira, que reúne 2,8 mil tipos diferentes de plantas. Posteriormente a pesquisa será realizada na região de Carajás, no Pará.

Os primeiros resultados são animadores. O protótipo já atingiu aproximadamente 98% de acertos na identificação das espécies da base de dados conhecido como “Flavia. O Digital Plants, em desenvolvimento desde outubro de 2013, poderá ser utilizado como ferramenta auxiliar no trabalho de licenciamento ambiental, na etapa de levantamento de florestas.

O ITV foi criado em 2009 para o desenvolvimento de tecnologia e inovações que possam contribuir para os atuais projetos da Vale e também para desenvolver novas oportunidades de negócios para a empresa. É uma instituição de pesquisa e ensino que trabalha para criar possibilidades futuras, por meio da pesquisa científica e do desenvolvimento de tecnologias, em parceria com a comunidade científica mundial. Há duas unidades do ITV no Brasil: um em Ouro Preto (MG) e outro em Belém (PA). A unidade mineira é focada em mineração e a paraense, em desenvolvimento sustentável.