FETAGRI reúne com deputados e reivindica melhorias para o homem do campo

Continua depois da publicidade

O presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do estado do Pará, (FETAGRI), Francisco De Assis Solidade, entregou nesta quarta-feira (07) em reunião na sala VIP da Assembleia Legislativa do estado do Pará (ALEPA), a pauta do Grito da Terra Estadual 2014 ao líder do governo na ALEPA, deputado José Megale e ao vice presidente da Casa de Leis, deputado Júnior Ferrari e aos deputados da bancada petista, Airton Faleiro, Carlos Bordalo e Zé Maria, respectivamente . O documento propõe uma série de reivindicações específicas para a implantação de políticas públicas que venham garantir qualidade de vida e desenvolvimento no meio rural, que abrangem áreas de trabalho de 16 secretarias e outros órgãos vinculados ao governo do Estado.

Reunião Fetagri com deputadosDe acordo com o presidente da Federação, Diassis Solidade, todas as propostas da pauta são fundamentais para o desenvolvimento do meio rural e para melhoria de qualidade de vida do homem do campo, mas ele destaca algumas consideradas mais urgentes como: agilidade na execução dos projetos de assentamento das famílias em áreas de competência do Estado; garantir assistência técnica e extensão rural continuada aos agricultores familiares e aos assentados; criar políticas de segurança ao homem do campo; melhorar a infraestrutura de estradas vicinais; proporcionar atendimento à saúde aos trabalhadores rurais, dentre outras.

“A pauta é um conjunto de propostas que representa as necessidades de implantação de políticas públicas estaduais que venham atender às reivindicações. Queremos que o governo estabeleça algumas prioridades e dê atenção ao que o homem do campo paraense realmente precisa”, destaca Diassis.

O líder do governo, deputado José Megale, informou que as questões de políticas públicas envolvendo a agricultura familiar serão levadas ao conhecimento do executivo para viabilizar reunião com a Federação.

O deputado Carlos Bordalo sugeriu a formação de uma comissão de deputados para acompanhar as reivindicações da pauta entre governo e a entidade. “ É importante o Estado reconhecer a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento do Pará e por isso devemos acompanhar de forma mais presente essas discussões”, justifica.

Representando o governo estadual, esteve presente à reunião, o Diretor Técnico da Secretaria de Estado de Agricultura (SAGRI), Paulo Amazonas Pedroso. Ele recebeu o documento e disse que na próxima semana, entre os dias 12 a 13, estará agendando reunião com o executivo e representantes da Secretaria de Produção para reunir com a comitiva da FETAGRI e iniciar as negociações relacionadas às demandas apresentadas.

O Grito da Terra

A pauta de reivindicação do Grito da Terra Estadual nasceu do Movimento Grito da Terra Brasil que é uma ação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), promovido pela CONTAG, Federações dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGs) e pelos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs). Anualmente, reúne em Brasília, milhares de pessoas de todo o país, entre lideranças, agricultores familiares, assalariados rurais, assentados e acampados da reforma agrária que apoiam a luta por melhores condições de vida ao homem do campo.

Por Mara Barcellos –  da assessoria do deputado Milton Zimmer

Deixe seu comentário

Posts relacionados