Trinta anos depois.

Continua depois da publicidade

ParauapebasHoje, 14 de abril, o Blogger completa 30 anos ininterruptos em Parauapebas. Naquela época eram apenas dois bairros e pouco mais de 3 mil pessoas morando na cidade. A grande maioria da população, cerca de 25 mil pessoas, trabalhava e morava em Carajás, já que estava sendo implantado o Projeto Carajás.

Ao lembrar de como era o querido Pebinha na época que cheguei aqui me lembro do grande Raul Seixas e de sua música “Eu nasci há dez mil anos atrás”.

Lembro que colaborei com a emancipação do município, que participei da primeira eleição e vi o jovem médico Faisal Salmen assumir o município e ficar dependendo dos repasses de Marabá para pagar os compromissos da prefeitura. Só depois de alguns meses os recursos foram depositados diretamente na conta da PMP.

Pebas1984

Vi Chico das Cortinas, Bel Mesquita, Darci Lermen e Valmir Mariano se elegeram prefeito. Vi cada um deles, a seu jeito, tentar melhorar as condições de vida dos munícipes.

Vi milhares de vagões carregados de minério de ferro sendo levados diariamente para São Luiz do Maranhão transformando Parauapebas em uma potência financeira e maior exportador do Brasil.

Algumas tristezas e muitas momentos de felicidade que ao longo desses trinta anos fizeram meu amor por Parauapebas crescer. Aqui conheci minha esposa e nasceram meus três filhos. Aqui amadureci, envelheci, fiz vários amigos e nenhum inimigo.

Espero que antes que eu comemore os sessenta anos que aqui cheguei eu possa ver uma Parauapebas não só pujante financeiramente, mas uma cidade onde nossos filhos possam fazer faculdades, onde haja segurança, onde a Vale não seja a única geradora de empregos, onde IDH, IDEB e outros índices que medem a qualidade de vida da população possam ser tão elevados quanto os recursos financeiros que adentram nos cofres públicos mensalmente.

Parauapebas 2013

Da época em que aqui cheguei nota-se um grande avanço. A diversão naquela época era única e exclusivamente o Clube do Morro. Hoje temos shopping, cinema, boates e bares legais. A saúde era por conta do Sesp. Hoje temos vários hospitais e clínicas e laboratórios que atendem a população. A segurança era feita por um delegado e cinco PM’s oriundos de Marabá. Hoje temos Fórum, delegacias, promotoria e defensoria pública, justiça do trabalho, além de um quartel da PM. O serviço bancário era feito pelo então Bamerindus, hoje temos temos seis bancos atendendo a população.

Muito ainda há a ser feito para que Parauapebas possa ser a cidade que sonhamos para morar. mas pra quem a conheceu há trinta anos pode ver que muita coisa melhorou. Enquanto aguardo que as coisas melhorem mais ainda, só posso agradecer pelo acolhimento. Obrigado, Parauapebas! Sigamos juntos rumo aos nossos objetivos!

2 comentários em “Trinta anos depois.

  1. MARCELO CARLOS Responder

    Este foi um breve lindo e comentário sobre esta maravilhosa cidade que me agradou muito durante os anos que ai morei (1980 a 1992). Sinto saudade e a grande vontade de retornar e ver o quão mudou nestes últimos 24 anos.Lembro-me sim do Prefeito Faisal Salmen quando assumiu a prefeitura. Lembro-me dos anos que morei as em um porto de areia as margens do Rio Parauapebas, cujo o dono era o Zé da Areia. Só resta lembranças dessa cidade que sempre carregarei no coração.

  2. MARCELO CARLOS Responder

    Este foi um breve lindo e comentário sobre esta maravilhosa cidade que me agradou muito durante os anos que ai morei (1980 a 1992). Sinto saudade e a grande vontade de retornar e ver o quão mudou nestes últimos 24 anos.Lembro-me sim do Prefeito Faisal Salmen quando assumiu a prefeitura. Lembro-me dos anos que morei as em um porto de areia as margens do Rio Parauapebas, cujo o dono era o Zé da Areia. Hoje só resta lembranças dessa cidade que sempre carregarei no coração.

Deixe seu comentário

Posts relacionados