Marabá terá Estação Cidadania até o final de abril

Continua depois da publicidade

Marabá será o terceiro município paraense a receber uma Estação Cidadania, um complexo que reúne, em um só lugar, a prestação de serviços públicos ofertados por diversos órgãos do Estado, com qualidade, rapidez, eficiência e conforto para a população. A obra, que tem investimento de R$ 2,9 milhões, será entregue no final de abril.

A Secretaria de Estado de Administração (Sead), responsável pela obra, estava há cerca de dois anos procurando um local adequado para receber a Estação Cidadania de Marabá. O problema foi resolvido no início deste ano, quando o Shopping Pátio Marabá fez o convite para que a estrutura fizesse parte do empreendimento logístico. Alice Viana, titular da Sead, conta que o local permite que a obra seja feita com rapidez.

Estação Cidadania -Marabá Foto APN“Nós demoramos a encontrar um espaço adequado que tivesse condições de infraestrutura e segurança que a Estação Cidadania precisava. Veio a proposta do Pátio Marabá, onde a gente pode associar a integração dos serviços às condições adequadas de atendimento. Nesse caso específico estamos trabalhando com a locação de um espaço que já tem a infraestrutura pronta, tornando a obra menos complexa e mais rápida”, disse Alice Viana.

Marabá será o primeiro município a ter a Estação Cidadania dentro de um shopping. A Sead já estuda a possibilidade de repetir o exemplo em outras cidades. “Esse é um conceito novo que tem sido trabalhado em vários estados brasileiros, e nós no Pará estamos desenvolvendo esse novo conceito de atendimento à população. Acredito que esse será o próximo caminho para as futuras Estações Cidadania”.

Ser instalada em um shopping não é a única exclusividade da Estação Cidadania de Marabá, que vai oferecer serviços de 18 órgãos públicos. Esta será a primeira unidade a ter a parceria da Polícia Federal, que vai oferecer a emissão de passaportes para toda a região sudeste do estado. A Estação Cidadania está sendo construída no piso térreo do shopping Pátio Marabá e ocupa uma área de 1.600 m², dividido em dois pavimentos.

O pavimento térreo está com 85% da obra concluída e vai concentrar a prestação de serviços da Polícia Federal; Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE); Tribunal Regional Eleitoral (TRE); Correios; Cartório 2º Ofício; Banpará; Corpo de Bombeiros Militar; Diretoria de Política de Gestão de Saúde Ocupacional da Sead; Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep); Cohab; Detran; Cosanpa; Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa);  Defensoria Pública; Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter); Polícia Civil e Procon.

O pavimento superior é um mezanino que está com 40% da obra concluída. Esse espaço vai abrigar uma sala de reunião, a coordenação, um auditório e o infocentro do NavegaPará, da Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), que oferecerá acesso gratuito à internet. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) terá espaço para cursos de capacitação básica em informática.

Detalhamento da obra:
Início: 6/01/2014
Previsão de conclusão: 20 de abril de 2014
Valor global: R$ 2,9 milhões – contrato de locação – com infraestrutura física de funcionamento e marketing
Andamento da obra: 85% (térreo) e 40% (piso superior)
Empresa responsável: Dan Hebert
Secretaria responsável: Secretaria de Estado de Administração (Sead)
Órgão beneficiado: Sead

Fonte: APN