Serra dos Carajás: Parque da Vale concentra diversidade amazônica e atrai milhares de visitantes

Continua depois da publicidade

imageDurante o período de férias a visitação ao Parque Zoobotânico Vale (PZV) aumenta. Crianças, jovens e adultos encontram no local o ambiente ideal para passeios, piqueniques, contato com a natureza e produção de fotos. O Parque está localizado dentro da Floresta Nacional de Carajás e tem 70% de área de floresta nativa preservada. Além de encher os olhos do visitante com as cores vibrantes da natureza, o passeio no PZV encanta pelos sons dos pássaros que sobrevoam suas árvores e pelo clima agradável. O Parque é hoje é um dos locais preferidos de quem procura lazer para toda a família no Sudeste do Pará. Só em 2013 foi visitado por mais de 130 mil pessoas. 

Acessando o setor próximo ao das aves rapinantes o público poderá conferir os novos recintos inaugurados. O jacu vermelho, o mutum de penacho e o guará ganharam casa nova. A mudança para um local mais amplo está garantindo mais qualidade de vida para os animais. 

imageO Parque Zoobotânico Vale

Inaugurado em março de 1985, o Parque ocupa uma área na Floresta Amazônica de 30 hectares, localizada no coração da Floresta Nacional de Carajás, Unidade de Conservação Federal preservada e fiscalizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio da Vale. Dos 30 hectares que ocupa, apenas 30% foram utilizados para a construção de recintos e área de apoio. O parque mantém atualmente um plantel de mais de 260 animais nativos da região amazônica. Entre as espécies existem algumas ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, arara azul grande, ararajuba, macaco-aranha-da-testa-branca e macaco cuxiú. O parque contribui na conservação das espécies, servindo como estoque genético e formando profissionais especializados para trabalhar em benefício da conservação da fauna e flora amazônica. 

O Parque Zoobotânico Vale é aberto à visitação pública todos os dias, das 9h às 15h30. A entrada é gratuita.