Virada do Ano em Marabá terá shows e sinal de alerta para vítimas da enchente

Continua depois da publicidade

Por Paulo Costa – correspondente do blog em Marabá

O Show da Virada, em Marabá, acontece em um palco armado na Praça São Félix de Valois, a 40 metros do Rio Tocantins, que avança velozmente em direção à cidade de 251 mil habitantes. Na última semana, o nível do Rio Tocantins subiu mais de 1,5 metro e ajudou a represar o Rio Itacaiúnas, que também provoca alagamentos em alguns bairros da cidade.

imageNesta segunda-feira (30), as águas do rio Tocantins atingiram a cota de 8,35 metros acima do nível normal, faltando pouco mais de 1,5 metro para atingir a cota de alerta, estabelecida em 10 metros. Todavia, no final da tarde de hoje, houve um recuo de 5 centímetros, mas dezenas de famílias já estão preparadas para a mudança.

A Defesa Civil Municipal já iniciou seu plano de contingência para garantir a retirada e abrigos seguros para as famílias que poderão ser atingidas pela subida do Rio Tocantins.

Sobre o atendimento aos possíveis desabrigados, Márcio Costa, coordenador da Defesa Civil Municipal, deixou claro que a ideia é construir abrigos para 400 pessoas e, havendo necessidade, novos barracões serão erguidos, com apoio dos demais órgãos que integram a defesa civil.

Ainda de acordo com Márcio Costa, o Plano de Contingência da Defesa Civil já está pronto e nele estão contidas as atribuições de cada órgão envolvido, como as secretarias de Assistência Social e de Saúde, Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro, os quais devem começar a atuar quando o número de desabrigados subir.

“Neste primeiro momento, nós vamos ficar em dois ou três veículos e à medida que o rio for subindo, vamos aumentando nosso contingente. Quando houver necessidade, vamos acionar os demais órgãos que integram a Defesa Civil”, diz Márcio Costa.

A ideia inicial da Defesa Civil é construir abrigos logo na primeira semana de janeiro, de forma preventiva, para evitar os atropelos comuns em períodos de enchente em Marabá.

Mas na noite desta terça-feira, dia 31, apesar dos problemas financeiros que enfrenta, a Prefeitura de Marabá vai realizar o show da virada a partir de 19 horas, com a participação de Cleiton Essencial, Grupo Sempre Assim, Todo Seu, Banda Embalo, Segunda Via (de Belém) e ainda a queima de fogos à meia noite.