Araguaína sediou Encontro Macrorregional de Gestão e Municipalidade‏

Continua depois da publicidade

Mais de 75 municípios participaram do encontro que contou com palestras e oficinas que promoveram competências técnicas e de gestão para captação de recursos

Realizado pela Prefeitura de Araguaína, com apoio da Prefeitura de Parauapebas-PA, o Encontro Macrorregional de Gestão e Municipalidade – EMGM reuniu representantes de 76 municípios dos estados do Tocantins, Pará e Maranhão, entre os dias 2 e 4 de outubro.

Com a realização de cinco palestras e cinco oficinas, o evento capacitou 265 servidores, gestores e estudantes de administração. “As dificuldades existem e muitas vezes os caminhos são complexos. E é sempre bom ressaltar que a lei deve ser cumprida. Por isso, é fundamental compartilharmos essas informações e, acima de tudo, colocarmos em prática”, ressaltou o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas.

O encontro contou com palestrantes e monitores de renome nacional, como o coordenador-geral da Secretaria de Relações Político-Sociais da Presidência da República, Luiz Alberto Ribeiro; a coordenadora geral de Monitoramento e Avaliação de Políticas Regionais, do Ministério da Integração, Camila Fasolo; Raimundo Godoy, do Instituto Áquila; e José Antônio Neto, da Infraero.

Avaliação positiva
Conforme cálculo das avaliações feitas pelos participantes, a organização e execução do evento foram avaliadas como ótima/boa por mais de 90% dos participantes. As palestras de um modo geral agradaram o público, contribuindo com a construção do conhecimento e desenvolvendo novas ideias para a gestão.

As oficinas foram bastante procuradas, em especial as de Regime Diferenciado de Contratação – RDC e Trabalho Social, que superaram em 50% o número de vagas, capacitando 82 pessoas. As oficinas de Ordem Bancária de Transferência Voluntária, Prestação de Contas e Legislação de Convênios capacitaram mais 75 pessoas.

“Abrimos inscrição para 25 pessoas em cada oficina, e contamos na maioria com participantes além desse número, além de termos participação, inclusive, de autoridades”, apontou o secretário de Gestão e Capacitação de Recursos do Município, Júlio Sampaio.

Quanto ao conteúdo e o desempenho, os palestrantes foram avaliados pelos participantes como ótimos/bons pelas 137 pessoas.

II EMGM
O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura de Parauapebas,cidade onde acontecerá o II Encontro Macrorregional de Gestão e Municipalidade em 2014. Segundo o prefeito,Valmir Mariano, a iniciativa de capacitar os gestores da macrorregião norte é muito importante, uma vez que, na visão dele, o desenvolvimento do país caminha para a nossa região.

“Sentimos as dificuldades de gestão e captação de recursos e também faltam projetos elaborados para termos acesso ao dinheiro. Diante desta realidade, o encontro foi fundamental para gerar conhecimento, capacitar os servidores e dar mais agilidade à execução dos investimentos”, comentou.

O Encontro
O evento, que além de promover competências técnicas e de gestão, visou criar uma rede de integração entre os municípios que vivenciam situações regionais similares buscando soluções sustentáveis, com viabilidade financeira e social.

Um dos objetivos do encontro era que, com o conhecimento adquirido, os municípios também tivessem a oportunidade de crescimento igualitário e melhorassem seus índices sociais.

O evento previa, por meio de palestras e oficinas, o aumento da capacidade de captar recursos e executar ações voltadas para a eficiência no atendimento à população.

Fonte: ASCOM/Pref. Araguaína-TO