Vale abre nova turma de capacitação gratuita em Canaã dos Carajás

Continua depois da publicidade

A Vale está capacitando mais 102 pessoas, em Canaã dos Carajás, pelo Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT). São 35 auxiliares de topografia, 35 assistentes de almoxarife, 20 operadores de motoniveladora e 12 auxiliares de construção civil (mestre de obras). As aulas são realizadas no turno da tarde, no Centro de Educação Profissional (CEP) de Canaã dos Carajás.

O PPMT oferece capacitação profissional por meio de cursos gratuitos com o objetivo de facilitar o acesso da comunidade local às oportunidades trazidas pelo Projeto Ferro Carajás S11D, como emprego e renda, melhorando a qualidade de vida da população e sua convivência com o Projeto.  O PPMT é promovido pela Vale em regiões onde a empresa desenvolve projetos de capital, aumentando o nível de empregabilidade das comunidades onde atua.

Em 2012, o Programa capacitou 520 pessoas em Canaã dos Carajás, um aumento de mais de 265% em relação aos 196 alunos que concluíram o curso no ano anterior, totalizando 699 formados. Conduzido em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o Programa já promoveu cinco ciclos de treinamento com foco nos cursos com maior potencial de aproveitamento dos alunos nas obras do Projeto, assim como em cursos sugeridos pela Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Canaã dos Carajás (ACIACCA) para atendimento a atividades de apoio na região.       

Ao todo, foram 36 turmas de capacitação, 14 em 2011 e outras 22 em 2012, para funções como auxiliar de topografia, eletricista, montador de estruturas metálicas, pedreiro, mecânico industrial, soldador, operador de caixa e auxiliar de serviços gerais. Também foram realizados cursos de excelência no atendimento, técnicas de cozinha industrial e gestão de pousadas e pequenos hotéis. Todos os cursos têm carga horária de 160 horas-aula e abordam temas transversais relacionados à saúde e segurança, ética e conduta profissional e meio ambiente.

Em 2013, já foram formados 233 alunos para funções de camareiro, cozinheiro industrial, montador industrial e operador de empilhadeira. Estão previstas mais 255 vagas para novos cursos no segundo semestre que, além de atender demandas dos projetos em implantação, atenderão também o comércio e serviços locais.

Em levantamento realizado em fevereiro de 2013, junto a 304 alunos formados pelo PPMT no ano de 2012, constatou-se que 49% dos alunos já estavam empregados menos de um ano após terem concluído os cursos.

11 comentários em “Vale abre nova turma de capacitação gratuita em Canaã dos Carajás

Deixe seu comentário

Posts relacionados